Pesquisa e Inovação

Startup das Ciências Agrárias vence programa de empreendedorismo

Alunos do campus Montes Claros apresentaram também outro projeto finalista

Uma startup criada por alunos de graduação do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) venceu a competição de empreendedorismo Agita Norte de Minas, encerrada na semana passada, em Montes Claros. A Organo Cycle foi a melhor entre as seis equipes participantes. A Lip Start, formada por alunos de diferentes cursos do campus, também chegou à etapa
final.

O Agita Norte de Minas é um programa de pré-aceleração de ideias de negócios da Escola do Sebrae. Em agosto, as duas equipes concorreram com outras 50 iniciativas e foram selecionados para uma das dez vagas do programa. Depois de três meses de mentoria, apenas seis equipes foram selecionadas para a fase final.

A Organo Cycle tem o propósito de facilitar o processamento de resíduos sólidos orgânicos, unindo empresas que geram resíduos a produtores de fertilizantes, no campo e até mesmo nas cidades. O grupo pretende desenvolver uma plataforma para controle de processos de obtenção de fertilizantes orgânicos.

Os idealizadores do projeto vencedor são Afrânio Adailton Araújo e Maria Gabriela Alves, ambos estudantes de Agronomia. “Utilizando a internet das coisas, os produtores associados à Organo Clycle poderão acompanhar os indicadores de produção pelo aplicativo, que vai direcionar e recomendar o manejo adequado para produção, possibilitando que até mesmo produtores inexperientes realizem o processo com eficiência e economia”, explicou Afrânio.

A Lip Start é uma plataforma destinada a aproximar alunos e empresas antes da conclusão da graduação ou de cursos técnicos, promovendo a aplicação do conhecimento teórico na prática por meio de soluções apresentadas para os desafios propostos pelas empresas. Os integrantes
são Reivson Soares, Elves Mozzoni, Angelo Gonçalves e Hebert Ivo Coutinho, de Administração, e Silvia Santana, de Agronomia.

Há três anos
Os alunos fazem parte do Núcleo de Empreendedorismo Universitário do ICA, lançado neste ano e registrado como um Programa de Extensão da Universidade. O professor Junio Cota, coordenador do Núcleo, comenta que a iniciativa veio consolidar o trabalho desenvolvido com alunos de vários cursos há três anos, de estímulo ao envolvimento em ações e programas de empreendedorismo e inovação.

“A inovação e o empreendedorismo estão no DNA da UFMG. Em um mercado cada vez mais competitivo, muitos podem criar suas oportunidades de emprego empreendendo e inovando. A formação empreendedora é muito importante para a trajetória acadêmica, profissional e pessoal dos alunos”, disse o professor.

Afrânio Araújo acredita que a formação dos estudantes deve ser diversa e multidisciplinar. “Devemos estar sempre preocupados em resolver os problemas da sociedade, e nesse sentido o projeto contribui para que eu me torne um profissional mais capacitado a aceitar desafios. Essa é uma oportunidade de pôr em prática o conhecimento adquirido na Universidade para tentar amenizar um problema real.”

Cedecom Montes Claros