Pesquisa e Inovação

Taxonomista da UFMG descreve nova espécie da família da acerola

Espécie do gênero 'Mcvaughia' é endêmica de florestas secas sazonais do Piauí

Detalhe da 'Mcvaughia seripana', uma das três espécies identificadas
Detalhe da 'Mcvaughia seripana', uma das três espécies identificadas Rafael Felipe de Almeida/UFMG

De acordo com a literatura especializada, Mcvaughia é um gênero de plantas que abrange três espécies prevalentes na região Nordeste do Brasil. O gênero, que pode ser facilmente reconhecido por seu aspecto arbustivo, pétalas aninhadas umas dentro das outras e anteras (sacos que armazenam pólen) em forma de ferradura, foi descrito pela primeira vez na década de 1970, com o registro de uma espécie nativa do norte da Bahia.

Em 2015, o biólogo, botânico e taxonomista Rafael Felipe de Almeida, residente pós-doutoral do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da UFMG, havia participado da descoberta da segunda espécie de Mcvaughia, típica da vegetação de restinga e dunas costeiras do norte de Sergipe. Recentemente, ao longo de incursões em diversos herbários brasileiros, o pesquisador identificou mais uma espécie, endêmica em florestas secas sazonais do Piauí. 

Sua investigação resultou em artigo publicado em fevereiro deste ano no periódico Phytokeys, um dos mais relevantes mundialmente nas áreas de taxonomia, biogeografia e evolução de plantas. O trabalho consistiu na revisão taxonômica do gênero Mcvaughia, incluindo descrições morfológicas completas, mapa de distribuição, ilustrações e notas sobre conservação, distribuição e etimologia das espécies. 

O trabalho é abordado em reportagem da edição 2.055 do Boletim UFMG.