Ensino

Site especializado elege três TCCs da UFMG entre os melhores estudos de arquitetura de 2020

Lista relaciona 40 trabalhos defendidos no Brasil, em Portugal e em Moçambique

Os trabalhos de conclusão de curso dos egressos da UFMG Lucas Dias, Octávio Pena e Natália Barros estão entre os 40 melhores estudos de arquitetura defendidos no Brasil, em Portugal e em Moçambique em 2020. 

A lista foi elaborada pelo site ArchDaily, após análise de 427 trabalhos. Além do reconhecimento, os autores premiados receberão um curso on-line de representação arquitetônica. Segundo o site, os projetos selecionados apresentam visões inspiradoras e propõem debates relevantes para o campo da arquitetura e do urbanismo. Conheça os projetos selecionados.

Arquitetura aberta, rio e pandemia
Em seu trabalho de conclusão de curso, Lucas Dias investigou como a abordagem do Open building (arquitetura aberta) pode auxiliar na produção habitacional brasileira. Em seu estudo de caso, ele aplicou as estratégias preconizadas pelo modelo para elaborar uma contraproposta de projeto de condomínio fechado multifamiliar de Belo Horizonte. 

Octávio Pena, por sua vez, pesquisou as relações entre cidade e natureza. Sua pesquisa concentrou-se em Belém, capital do Pará, e foi motivada pela presença de cursos d’água na região. Seu TCC propõe a criação de espaços permeáveis na orla da cidade, recuperando os acessos da cidade ao rio. 

Por fim, Natália Barros investigou as consequências da pandemia na relação entre corpo e arquitetura. O trabalho multiplataforma reuniu pesquisa teórica, referências e explicações técnicas. A pesquisa resultou no projeto Entre paredes e janelas, que está disponível no Instagram. Assista também à performance apresentada durante a defesa de Natália. 

Entrevistados: Lucas Dias, Octávio Pena e Natália Barros (arquitetos formados pela UFMG)
Equipe: Maria Carolina Martins (produção), Marcelo Duarte (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)