Arte e Cultura

Teatro Universitário promove, pela primeira vez, formatura com apresentações virtuais

Evento que costumava ser espetáculo presencial, este ano traz oito cenas curtas individuais on-line

Cena 'Ex-ator', de Rafael Calú, será transmitida na sexta, 18 de junho
Cena 'Ex-ator', de Rafael Calú, será transmitida na sexta, 18 de junho Rafael Calú

Pela primeira vez, os estudantes do Teatro Universitário (TU) da UFMG encerram o ciclo de formação com uma estreia inteiramente on-line. Normalmente, a formatura é marcada por um espetáculo, no qual os alunos são responsáveis por todo o processo de montagem, como dramaturgia, direção, produção e divulgação. Porém, devido à pandemia, foi necessário repensar esse formato, resultando em um novo projeto. Neste ano, os estudantes Akino Takeda, Bianca Freire, Gracielle Prado, Letícia de Almeida, Lori Moreira, Nanci Alves, Rafael Calú e Ricardo Gandra apresentam oito cenas curtas produzidas individualmente no formato audiovisual. Todas seguem livre inspiração em textos do escritor Murilo Rubião.

O programa Expresso 104,5 desta sexta, 11, teve entrevista com a estudante do TU, atriz e palhaça Lori Moreira, que assina a cena Por acaso você gosta de carne de coelho?. A aluna falou sobre as transformações do formato on-line tanto para o trabalho de formatura quanto para a dinâmica do curso. A rotina das aulas foi um processo de descoberta conjunta por graduandos e professores que trouxe novas possibilidades de experimentação nesse novo cenário. Como explicou a convidada, a orientação para as cenas curtas foi remota em todas as áreas: interpretação, preparação corporal, vocal, figurino, cenário, dramaturgia, passando por uma série de oficinas que foram adicionando novas camadas às propostas.

Lori Moreira ressaltou o papel do audiovisual no construção do trabalho. “Fizemos experimentos cênicos e mais para o final do processo a gente trouxe essa coisa do audiovisual, mesmo. Teve uma equipe do audiovisual que auxiliou o nosso olhar, teve toda essa orientação nesse lugar de descobrir o que o audiovisual pode agregar no fazer teatral. Foi muito legal porque cada um teve uma experiência, como as cenas foram individuais, os universos são múltiplos. Então, os olhares também são múltiplos. Foi muito rico poder descobrir essa autonomia junto com toda a equipe", descreveu.

As cenas curtas de formatura da turma do Teatro Universitário são apresentadas todos os dias até 19 de junho pelo canal do TU no YouTube, sempre às 20h. Por acaso você gosta de carne de coelho?, de Lori Moreira, será transmitida sábado, dia 12. Os conteúdos ficarão disponíveis na plataforma após a estreia. A programação completa está no perfil do TU no Instagram.

Produção: Alexandre Miranda e Filipe Sartoreto
Publicação: Alessandra Dantas