Pesquisa e Inovação

Tese da UFMG sobre análise do discurso é premiada no Brasil e no exterior

Adriana do Carmo Figueiredo, doutora em Estudos Linguísticos, investiga narrativas femininas que marcaram as origens do Direito

Sor Juana Inés de la Cruz (por Miguel Cabrera, 1750):
Sor Juana Inés de la Cruz (por Miguel Cabrera, 1750), freira, filósofa e poetisa: cenas analisadasDomínio público

Adriana do Carmo Figueiredo, doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG, recebeu dois prêmios – um no Brasil e outro no exterior – pela tese Narrativas de vida de Antígona (Sófocles), Sor Juana e Olympe de Gouges: a Justiça no divã da Análise do DiscursoO trabalho, orientado pela professora Ida Lucia Machado, foi reconhecido pela Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violência (Riev) e pela Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (Aled).  

A pesquisadora investigou narrativas de vida que marcaram os fundamentos das origens do Direito, por meio de vozes femininas enunciadoras do pensamento primitivo e fundacional relacionado à complexidade dos direitos humanos. A tese contém análises do discurso de epístolas, declarações, diálogos e cenas enunciativas de Antígona de Sófocles (442 a.C.), Sor Juana Inés de la Cruz (1648-1695) e Olympe de Gouges (1748-1793).

A tese mostra em que medida essas vozes podem ser compreendidas como precursoras das bases valorativas que levariam à ressignificação das fontes do Direito pelos olhares femininos, em suas dimensões enunciativas, históricas e sociológicas.

Adriana Figueiredo:
Adriana Figueiredo: diálogo com Jürgen HabermasAcervo pessoal

Aqui e lá fora
Adriana Figueiredo ficou em primeiro lugar no Prêmio André Berten, iniciativa da Rede de Estudos sobre Violência (Riev), em parceria com a Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba. Os trabalhos foram avaliados por professores de instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras.

“Essa premiação é extremamente importante porque reconhece minha pesquisa numa perspectiva interdisciplinar. Promovo um diálogo da análise do discurso de vertente francesa com a Teoria Social de Jürgen Habermas [filósofo e sociólogo alemão], comemora Adriana, que ganhou uma temporada de intercâmbio na Universitat de València (Espanha), onde pretende aprofundar os estudos sobre a teoria de Habermas. 

No Prêmio Ana María Harvey, concedido pela Aled, Adriana ficou em terceiro lugar. O concurso recebeu teses de países latino-americanos, como República Dominicana, Colômbia, Argentina, México, Uruguai e Brasil. Para chegar à competição internacional, a pesquisadora passou (com a melhor classificação) pelo crivo da Aled-Brasil, que avaliou teses brasileiras produzidas em 2020. A pesquisadora, que representou oficialmente a pesquisa em Análise do Discurso desenvolvida na UFMG, recebeu diploma e premiação em dinheiro. O primeiro lugar do prêmio internacional ficou com uma pesquisadora argentina, e o segundo, com uma mexicana.

Com Assessoria de Imprensa da UFMG