Pessoas

Tese de Brígida Campbell, professora da Belas Artes, é premiada pela USP

Autora abordou a relação de práticas artísticas com as cidades e os imaginários urbanos

Brígida Campbell: Acervo pessoal

A professora Brígida Campbell, da Escola de Belas Artes da UFMG (EBA), recebeu menção honrosa na edição 2020 do Prêmio Tese Destaque da Universidade de São Paulo (USP). Brígida defendeu, em 2018, o trabalho Arte para uma cidade sensível – arte como gatilho sensível para a produção de novos imaginários, no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da instituição paulista.

Na pesquisa, orientada pelo professor Mário Ramiro, Brígida abordou a relação de práticas artísticas no espaço público com as cidades e os imaginários urbanos e analisou os desdobramentos dessas ações nos campos simbólico, poético e político. Com base em compilação de ações realizadas de 2000 a 2017, ela aliou análise teórica nos respectivos contextos e uma reflexão sobre sua própria produção como artista.

Lugar de invenção
A autora tratou a cidade e o espaço público como lugar de invenção, embates e criação coletiva, abordou temas como a relação entre público e privado, a arte ativista e a performatividade urbana e promoveu diálogos com pesquisadores das áreas de arte, geografia e urbanismo.

Como escreveu Brígida Campbell em sua tese, o estudo compreende “o papel fundamental da arte e da cultura na criação de modos de vida livres, críticos e ativos” e, por isso, é também "uma convocação para que todos participem da criação do espaço público, o que pode colaborar para uma produção mais democrática e inventiva de nossas cidades e, por consequência, de nossas vidas”.

O prêmio será entregue pela USP em sessão virtual no dia 18 de novembro.

Um dos desdobramentos da pesquisa, que também gerou uma série de exposições, foi o livro Arte para uma cidade sensível (Invisíveis Produções).