Pesquisa e Inovação

Tese de doutorado analisa o processo de Transcrição Musical

Estudo foi defendido na Escola de Música da UFMG em agosto

.
Tese de Doutorado de Victor Melo Vale estudou a transcrição musical entre diferentes instrumentosImagem: partitura de A Sertaneja, Brasílio Itiberê/Wikimedia Commons

O processo de criação e composição musical é algo muito íntimo e guarda estreita relação com o compositor, com as suas experiências e também com o instrumento com o qual ele pensa executar aquela obra. Se a melodia precisa ser tocada com outro instrumento musical, não basta simplesmente interpretar a canção. Adaptar também é fundamental. Para isso, técnica e alguns métodos são necessários. Victor Melo Vale, estudante de doutorado da UFMG, se aprofundou nesse tema durante pesquisa que resultou na tese A Tradutibilidade do Sentido: O processo de transcrição musical.  
O professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Ouro Preto, a Ufop, Victor Melo Vale, conversou com o programa Noite Ilustrada, nessa terça-feira,13.

ouca-a-conversa-com-luiz-fernando-freitas-13-11-2018.mp3

Para saber mais sobre a pesquisa do professor da Ufop Victor Vale, você pode ler a reportagem publicada no Boletim UFMG. Basta acessar ufmg.br/comunicacao e procurar pela capa do Boletim da edição 2.038.

Com produção de Daniel Silveira, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael