Pesquisa e Inovação

Teses da Demografia e das Ciências Biológicas são reconhecidas pela Capes

Pesquisas enfocam identidade de pessoas LGB e software para quantificar contratilidade celular

...
O software ContractionWave utiliza vetores de movimento para quantificar os parâmetros de contração e relaxamento das células cardíacas Sergio Scalzo | UFMG

Duas pesquisas defendidas na UFMG em 2021 foram contempladas pelo Prêmio Capes de Tese. A melhor tese do país na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia foi “Nós que mudamos, eles não”: a importância do suporte familiar, da idade e do gênero na análise do desenvolvimento da identidade sexual e da saúde mental de lésbicas, gays e bissexuais em Minas Gerais, de Samuel Araújo Gomes da Silva. O estudo foi realizado no Programa de pós-graduação em Demografia, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), sob orientação da professora Paula Miranda-Ribeiro e coorientação de Gilvan Ramalho Guedes e Kenya de Souza Noronha.

Contractionwave: Software baseado em fluxo óptico denso para quantificar a contratilidade celular, de Sergio Ricardo Aluotto Scalzo Junior, recebeu Menção Honrosa na área de Ciências Biológicas II. O autor foi orientado por Silvia Guatimosim Fonseca e coorientado por Ubirajara Agero Batista, no Programa de Pós-graduação em Fisiologia e Farmacologia.  

relação dos 49 ganhadores (são 49 áreas de avaliação) da 17ª edição do Prêmio Capes foi publicada na última semana. A iniciativa reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2021. Neste ano, o prêmio recebeu 1.266 inscrições. Na segunda fase do concurso, três pesquisas receberão o Grande Prêmio Capes de Tese, nos colégios Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas. A premiação será em dezembro.

A avaliação leva em conta originalidade, caráter inovador e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do país. Também são consideradas a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da pesquisa, bem como a metodologia utilizada, a qualidade da redação e a estrutura e organização do texto.

Premiação
Os autores das teses selecionadas receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seu orientador receberá o valor de até R$ 3 mil e certificado. O Grande Prêmio concede bolsa de até 12 meses para estágio pós-doutoral em instituição fora do Brasil, certificado e troféu. Cada orientador vai receber R$ 9 mil, para participar de congresso internacional.

O Portal UFMG publicou matéria sobre a tese da Demografia premiada pela Capes.

Com Coordenação de Comunicação Social da Capes