Arte e Cultura

Tipografia é tema de atividades do Festival de Inverno UFMG

Oficinas são ministradas pelo coletivo 62 Pontos, especializado em pesquisa e produção em artes gráficas

A tipografia pode ser definida como arte e técnica de compor e imprimir com uso de tipos. Tendo como ponto chave o desenvolvimento da prensa gráfica de Gutenberg, no século XV, foi essa técnica a responsável pela produção em massa de livros e outros escritos, que antes só podiam ser redigidos à mão, um volume por vez. A partir da forma tipográfica de produção, surgiram conceitos visuais utilizados até hoje em diversas áreas, como a editoração de livros. 

Parte da programação do Festival de Inverno UFMG, a atividade “Gráfica aberta na Tipografia: Oficina Museu” receberá amanhã, 19, o público interessado em conhecer os processos manuais de produção e materiais tipográficos. Serão mostradas as ferramentas do tipógrafo, as máquinas gráficas e a lógica de produção, com a oportunidade de demonstração ao vivo. O evento é gratuito e ocorrerá das 13h às 16h, no Centro Cultural UFMG, na avenida Santos Dumont, 174. Não é necessária inscrição prévia.

A atividade “Gráfica aberta na Tipografia: Oficina Museu” será ministrada pelo coletivo 62 Pontos, que trabalha com pesquisa e produção em artes gráficas e também foi responsável pela oficina "Introdução à impressão tipográfica", realizada nos dias 16 e 18 de julho, dentro da programação do Festival de Inverno UFMG e que teve cobertura da TV UFMG.

Festival de Inverno 

A 51ª edição do Festival de Inverno UFMG conta mais de 90 atividades culturais gratuitas ou a preços populares nas áreas de artes visuais, tradições, teatro, ciência, música e dança. A programação teve início em Tiradentes no dia 11 de julho e a abertura oficial foi realizada no dia 14 de julho, no Conservatório UFMG, com show do Trio Corrente, grupo vencedor do Grammy na categoria jazz e uma das principais formações instrumentais do país. As atrações são realizadas no Centro Cultural UFMG, no Espaço do Conhecimento UFMG e no Campus Pampulha. A proposta é resgatar a riqueza do patrimônio imaterial e cultural construído dentro e fora da universidade. 

Ficha técnica: Júlia Calasans (produção e reportagem), Ravik Gomes (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo).