Notícias Externas

Tony Tornado completa 90 anos

Programa Noite Ilustrada discute legado e história do artista, que foi um dos expoentes do Movimento Black Rio

Tony Tornado em entrevista concedida aos autores do livro 1976: Movimento Black Rio
Tony Tornado em entrevista concedida aos autores do livro 1976: Movimento Black Rio Bruno Nunes Gonçalves/ Acervo de Luiz Felipe de Lima

O que nós conhecemos hoje no Brasil como “funk” é bem diferente do estilo que, em 1970, começou a explodir nos subúrbios cariocas. Naquela época, a funk music surgia como um dos gêneros da música negra americana, e teve o seu conceito desenvolvido por James Brown. O cantor e ator Tony Tornado foi dos pioneiros na chegada do ritmo ao Brasil. Depois de morar 5 anos no Harlem, em Nova York, o artista voltou ao país trazendo muitas influências do funk e soul music. Com essa bagagem musical, chegou a ser também um dos principais expoentes do Movimento Black Rio, que incentivou o empoderamento dos negros no subúrbio carioca. 

Neste dia 26, Tony completa 90 anos de idade, e o programa Noite Ilustrada conversou com o jornalista e escritor Luiz Felipe de Lima sobre a história e o legado do artista. Ao lado de Zé Octávio Sebadelhe, Luiz Felipe é autor do livro 1976: Movimento Black Rio, em que aborda o momento histórico do qual Tony Tornado foi um dos protagonistas. No processo de pesquisa e produção da obra, Luiz Felipe de Lima chegou a conversar com o próprio Tony Tornado. 

Na foto, Zé Otávio Sebadelhe, Luiz Felipe de Lima Peixoto, Bruno Nunes Gonçalves e Tony Tornado
Na foto, Zé Otávio Sebadelhe, Luiz Felipe de Lima Peixoto, Bruno Nunes Gonçalves e Tony Tornado Bruno Nunes Gonçalves/ Acervo de Luiz Felipe de Lima

Em entrevista ao programa Noite Ilustrada, o jornalista falou sobre esse encontro, e dividiu outras histórias do artista.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Você pode assistir ao vídeo produzido a partir das entrevistas do livro 1976: Movimento Black Rio neste link.

Produção de Gabriela Sorice