Ensino

Revisão de textos no ambiente legal é tema de palestra na Fale

Profissional da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai mostrar as especificidades do trabalho com diferentes gêneros textuais

Prédio da Fale, que abriga as atividades do Letras Debate
Prédio da Fale, que abriga as atividades do Letras Debate Lucas Braga / UFMG

Na manhã deste sábado, 24, o auditório 1007 da Faculdade de Letras vai abrigar palestra sobre o trabalho de revisão de textos no ambiente legal, no âmbito do projeto Letras Debate. Das 10h às 12h, o revisor Antônio Barbosa da Silveira vai contar  sobre a sua experiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A participação é gratuita.

Em sua atuação como revisor na ALMG, Silveira colaborou na produção do Manual de Redação Parlamentar da Casa. Na palestra Considerações sobre a revisão de textos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ele vai abordar, entre outros tópicos, a variedade de gêneros textuais com que esse profissional se depara em seu dia a dia.

“A revisão de um pronunciamento requer critérios diferentes da revisão de um projeto de lei ou de um parecer”, explica o revisor. “O profissional deve ter sólida formação linguística que o capacite a transitar por essa variedade de textos de forma segura, lúcida e coerente.”

Para participar da atividade, que tem coordenação da professora da Faculdade de Letras Lúcia Fulgêncio, os interessados precisam fazer inscrição no site Letras Debate. Haverá emissão de certificados; as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas no site do evento ou pelo endereço letrasdebate.ufmg@gmail.com.

Perspectivas de atuação
As atividades do Letras Debate põem discussão as perspectivas de atuação do profissional de letras no mercado de trabalho. As palestras e seminários ocorrem em algumas manhãs de sábado.

A participação no evento também possibilita ao aluno integralizar os créditos de Atividades Acadêmicas Científico-culturais (AACC) exigidos pelo projeto pedagógico da Faculdade de Letras.