Notícias Externas

Trabalhos artísticos de mães que tematizam a maternidade são prestigiados em mostra

Todas as artistas que se apresentam no evento são mães, principalmente de crianças na primeira infância

Trecho de teaser do vídeo-manifesto do MAM
Trecho de teaser do vídeo-manifesto do MAM Reprodução / YouTube MAM Arte na Maternidade

A Mostra Arte na Maternidade tem estreia neste domingo, 9, Dia das Mães. O evento é promovido pelo coletivo Movimento Arte na Maternidade (MAM), que tem como propósitos: incentivar a vida artística das mulheres, propiciar condições para que mães consigam vivenciar a arte e construir novos espaços que acolham crianças. Formado por Luciana Brandão, Bruna Toledo e Iaci Carneiro, três artistas, mães e amigas de Belo Horizonte, o grupo reuniu apresentações artísticas criadas por mães com o tema da maternidade para apresentar ao público. A ideia da mostra era de uma realização presencial, com espaços acolhedores para as crianças, mas a pandemia fez as criadoras reverem os planos.

Ao programa Conexões desta sexta, 7, a integrante do coletivo e uma das idealizadoras do evento Bruna Toledo destacou que a inclusão de mães sempre foi o norte da proposta. “A pauta da maternidade em interface com a arte é uma coisa que é transversal a todas as mães. Todas as vezes que a gente conversava sobre algum projeto ou alguma ideia, a gente também pensava em quantas outras mulheres não estavam assim e que, se a gente desse as mãos, a gente conseguiria ocupar um espaço maior. E não só isso, a gente sempre teve uma vontade de desenvolver espaços de trabalho em que a gente não ficasse incomodada de ter os filhos e queria propiciar isso para todo mundo”.

Na entrevista, a artista também falou sobre como a pandemia evidenciou a realidade de mães e destacou que a programação conta com participação de musicistas, como Júlia Tizumba, Elisa de Sena, Mariana Cavanellas e Deh Mussulini, artistas visuais, peças teatrais, performance e ainda um vídeo-manifesto, que tem narração da atriz do Grupo Galpão Teuda Bara. O evento pode ser acompanhado pelo canal do Movimento Arte na Maternidade no YouTube.

Ouça a conversa com Luiza Glória

Produção: Flora Quaresma, sob a orientação de Luiza Glória

Publicação: Alessandra Dantas