Notícias Externas

Rádio UFMG Educativa veicula série sobre os desafios da gestão hídrica

Temas abordados nas reportagens figuram na pauta do Fórum Mundial da Água, que está sendo realizado no Brasil pela primeira vez

Estação de bombeamento inaugurada no Rio de São Francisco
Estação de bombeamento inaugurada no Rio São Francisco Beto Barata /  Presidência

O Brasil sedia pela primeira vez o Fórum Mundial da Água. O encontro ocorre a cada três anos e reúne gestores, organizações da sociedade civil e especialistas com o objetivo de debater a utilização dos recursos hídricos. Ao longo desta semana, o Jornal UFMG veicula série de reportagens e entrevistas que abordam alguns dos temas da pauta do Fórum.

A reportagem desta segunda-feira discute a transposição do Rio São Francisco. A intervenção, uma ideia já antiga para tentar resolver o problema da escassez hídrica no semiárido nordestino, começou a sair do papel em 2007, mas ainda existem desafios para que a água chegue a quem precisa.

ouca-a-reportagem-de-samuel-sousa-19-03-2018.mp3

Na reportagem de terça-feira, o tema será o uso da água e do solo na agricultura, tendo em vista a preservação dos recursos e, ao mesmo tempo, os benefícios para a população rural e urbana. Um dos entrevistados é o coordenador do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG, Nilo Nascimento, que participa do Fórum Mundial da Água coordenando debates e discussões sobre o uso do solo e dos recursos hídricos.

Na quarta-feira, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Borges Neto, falará sobre financiamento de pesquisas. Na quinta-feira, a professora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental Sonaly Rezende analisa os desafios do Programa Nacional de Saneamento Rural. Fechando a série, na sexta, o relator especial do Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário da Organização das Nações Unidas (ONU) e professor da UFMG, Leo Heller, aborda o acesso à água como um direito humano fundamental.