Arte e Cultura

Trupe A Torto e a Direito produz radionovela sobre as 'histórias que a rua conta'

Primeiro episódio da série estreia nesta quarta, no Spotify

Arte da radionovela, que tem como temática a vida das pessoas em situação de rua
Identidade visual da radionovela, que tem como temática a vida das pessoas em situação de ruaPolos de Cidadania UFMG

Nas madrugadas frias do inverno mineiro, as ruas têm muito a dizer. Nas praças e avenidas, perto de latinhas e fogueiras, espantando o frio e a desesperança, um grupo de pessoas em situação de rua compartilha algumas de suas vivências.

Esse universo é retratado na radionovela Histórias que a rua conta, produção da Trupe A Torto e a Direitoque estreia nesta quarta-feira, dia 23. A direção geral é do dramaturgo Fernando Limoeiro, coordenador do grupo surgido há 24 anos de uma parceria entre o Teatro Universitário e a Faculdade de Direito. 

Bolsista do projeto e uma das idealizadoras da radionovela, Sol Markes explica que a pandemia provocou mudanças de rota na dramaturgia. “No início do ano passado, a gente ainda estava avaliando como continuar com esse teatro de mobilização social, principalmente por fazermos parte de uma trupe e adotarmos uma forma singular de apresentação", conta. "Com base em algumas experimentações com o modelo de radionovela, somadas às influências dos projetos destinados à população de rua, criamos esse novo caminho sonoro e temático."

A dramaturgia foi desenvolvida com base em relatos de pessoas em situação de rua assistidas pelo projeto Canto da Rua Emergencial – Serraria Souza Pinto. Associado ao Polos, o projeto oferecia assistência às pessoas durante a pandemia em frentes concentradas na alimentação, higiene e saúde.

Episódios
A história é dividida em quatro episódios, que serão publicados quinzenalmente no Podcast da cidadania, produzido pelo Polos e disponível na plataforma Spotify. Cada episódio dará ênfase a um personagem diferente que habita a região da Praça Afonso Arinos, localizada nas imediações da Faculdade de Direito.

Vinícius Fernandes