Institucional

TV UFMG é finalista em prêmio de jornalismo do Sindicato dos Servidores de Belo Horizonte

Reportagem selecionada destaca tratamento domiciliar ofertado a pacientes do Hospital Risoleta Tolentino Neves

A TV UFMG é uma das três finalistas, na categoria Televisão, do Prêmio Sindibel de Jornalismo 2019. A reportagem selecionada, Hospital Risoleta Neves oferece tratamento domiciliar a pacientes, apresenta o serviço de desospitalização realizado pela instituição em parceria com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de Belo Horizonte.

Veiculada no dia 1º de julho, a reportagem, produzida por Júlia Calasans, foi feita por Larissa Costa e Leonardo Milagres, com imagens de Antônio Soares e Ravik Gomes e edição de imagens de Kennedy Sena, sob a coordenação de Olívia Resende. Ao todo, 12 finalistas concorrem em quatro categorias: Impresso, Televisão, Rádio e Internet. O resultado do prêmio será anunciado no próximo dia 18, às 19h, em cerimônia na sede do Sindicato.

Na reportagem, são apresentadas as vantagens do serviço, como o tratamento mais humanizado, a rotatividade de leitos, a redução de custos e a diminuição do risco de infecções hospitalares. A TV UFMG também descreveu o processo de desospitalização do técnico de serviços gerais Ronaldo Silva Gaudino, que estava internado havia mais de 20 dias.

Segundo o médico Diogo Corrêa, da equipe multiprofissional de apoio domiciliar do Hospital Risoleta Tolentino Neves, desospitalizar "é retirar o paciente do cuidado assistencial intra-hospitalar e introduzir esse cuidado continuado no domicílio".

Desde junho de 2018, a equipe multiprofissional de apoio domiciliar do Risoleta Neves desospitalizou mais de 900 pacientes.