Lazer e esporte

TV UFMG exibe série sobre formação de atletas

Judô, taekwondo, ginástica e atletismo são as modalidades abordadas

Diferentes projetos esportivos na UFMG contribuem para a formação de atletas nas mais diversas modalidades. Até sexta-feira, 17, a TV UFMG exibe série de vídeos sobre o trabalho realizado, as particularidades de cada modalidade e as condições para participar. A primeira produção aborda o judô. As próximas serão sobre taekwondo, ginástica e atletismo.

Alto rendimento
O projeto de judô, coordenado pelo professor André Fernandes, visa treinar atletas focados no alto rendimento, prepará-los para participar de competições e solidificar uma cultura esportiva que inclua, além dos atletas, o seu entorno social, como família e amigos. O projeto é aberto à comunidade, e os judocas treinam gratuitamente, contando com acesso às instalações da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFTO) e do Centro de Treinamento Esportivo (CTE). 

O projeto existe desde 2013 e foi formalizado no ano passado. Os treinamentos são realizados diariamente na EEFFTO, das 9h às 14h. Estima-se que mais de 150 jovens tenham passado pelo projeto nos últimos cinco anos. Atualmente, treinam cerca de 80 atletas. Não há previsão de nova peneirada, mas o interessado pode procurar o professor André Fernandes e avaliar com ele uma possibilidade de ingresso. O contato pode ser feito pelo telefone (31) 99245-1185.

Entrevistados: André Fernandes, coordenador do Projeto Judô do CTE e Felipe de Souza e Maria Augusta de Lima (atletas)
Produção: Júlia Calasans
Reportagem: Josué Gomes
Imagens: Antônio Soares
Edição de imagens: Aline Garcia