TV UFMG lança segundo vídeo da série comemorativa dos 20 anos do canal

Na segunda reportagem, o tema é a história do jornalismo da emissora

Neste ano, além do aniversário de duas décadas da TV UFMG, a primeira exibição de uma TV universitária no Brasil completa 50 anos. Em 1968, a TV Universitária de Recife, ligada à Universidade Federal de Pernambuco – UFPE ia ao ar. Mas o que seria uma TV universitária? Discussões legais e teóricas sobre o assunto divergem sobre termos como o de TV universitária em si, mas também sobre definições como TV educativa e TV pública.

Na legislação, o conceito de TV pública é inexistente. O Código brasileiro de telecomunicações e o decreto-lei nº 236 de 1967, preveem duas formas de transmissão: a radiodifusão privada, concessão para exploração comercial, e a radiodifusão educativa, concessão para governos, universidades e fundações do país. Em 1995, a lei nº 8.977, conhecida como Lei do cabo, cria os canais universitários, uma faixa obrigatória para as operadoras de TV a cabo exibirem produções de universidades da área de prestação do serviço de TV. De acordo com a Associação Brasileira de TV Universitária, a TV universitária é a programação televisiva realizada por instituições de ensino superior, transmitida por radiodifusão educativa, canal a cabo ou circuito interno, excluindo os conteúdos apresentados somente pela Internet, por não se adequarem à ideia de programação televisiva.

Assista ao segundo de seis vídeos da série de 20 anos da TV UFMG.

Além das comemorações dos 50 anos de TV universitária no Brasil, 2018 marca também os 20 anos da primeira produção da TV UFMG, a TV universitária e núcleo de produção audiovisual do Centro de comunicação da UFMG – Cedecom UFMG. Ao longo das duas décadas de existência da emissora, a TV UFMG levou ao ar cerca de 30 programas, que compuseram a grade do Canal Universitário de Belo Horizonte (12 da Net, 14 da OiTV). Grande parte das atrações foram programas jornalísticos, como o telejornal diário Circuito UFMG, no ar de 2003 a 2016, e a revista eletrônica Câmera Aberta, no ar até o presente.

No segundo vídeo da série comemorativa de reportagens sobre o aniversário da TV UFMG, você confere a história do jornalismo da emissora, com algumas das pessoas que fizeram parte da trajetória do núcleo.

Para acompanhar a série de vídeos comemorativos dos 20 anos da TV UFMG, basta ficar atento às publicações do núcleo por meio da página da TV no Facebook e em sua página no Portal UFMG.

Vídeo (série 20 anos da TV UFMG)

Produção: Olívia Resende, Ruleandson do Carmo
Reportagem: Natiele Lopes, Ruleandson do Carmo