Pesquisa e Inovação

Equipe da UFMG conquista terceiro lugar em competição de aerodesign

Uai, sô! Fly participou de desafio nacional realizado em São José dos Campos, no último fim de semana

Equipe durante a premiação
Equipe durante a premiação Uai, sô! Fly

No último fim de semana, a equipe de aerodesign da UFMG Uai, sô! Fly conquistou o terceiro lugar na categoria regular da 19ª Competição de Aerodesign, realizada em São José dos Campos, São Paulo. Formada no âmbito do curso de Engenharia Aeronáutica da UFMG, a equipe assumiu o desafio de projetar uma aeronave com aplicações similares às definidas pela indústria aeroespacial.

De acordo com o estudante Ramon Queiroz, capitão da equipe, a aeronave Mach Crítico é um projeto com características diferentes dos anteriores. "Decidimos inovar, criando, por exemplo, um projeto de hélice próprio e projeto de superfícies aerodinâmicas. É a primeira vez que uma equipe faz isso”, conta.

Aeronave Mach Crítico
Aeronave Mach Crítico Equipe Uai, sô! Fly

Foram utilizados mecanismos de hipersustentação adaptados às asas que possibilitam aumentar consideravelmente o coeficiente de sustentação do aerofólio. O protótipo também conta com um anedro na ponta da asa, que aumenta a capacidade de manobra. Esse dispositivo está presente em caças e aeronaves de grande porte.

Criada em 1986 nos Estados Unidos e incorporada pelo Brasil em 1999, a competição propõe que as equipes encarem desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, como a otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso por meio de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em voos dos protótipos, entre outros. A Uai, sô! Fly é tetracampeã nacional e tricampeã internacional na competição organizada pela SAE, empresa do setor automotivo e aeroespacial.

A equipe também conquistou o Troféu Embraer Excelência em Projeto, que reconhece a excelência de projetos levando-se em conta características, como inovação, simplicidade, boas práticas e documentação. 

No começo do ano, a TV UFMG produziu um vídeo sobre o trabalho da equipe, no qual registrou o início das atividades preparatórias para a competição. Assista: