UFF: momento é grave e exige firmeza na defesa da universidade pública

O Conselho Universitário da Universidade Federal Fluminense manifesta seu total repúdio e sua profunda indignação por mais uma ação truculenta e exibicionista da Polícia Federal, desta vez atingindo dirigentes e ex-dirigentes da Universidade Federal de Minas Gerais.

Julgamos inaceitável que, a pretexto de investigar supostos desvios de recursos públicos, o Estado Democrático de Direito seja flagrantemente desrespeitado, desconsiderando-se princípios básicos da cidadania, tais como a presunção de inocência, o legítimo direito de defesa e o devido processo legal.

Consideramos que estas ações, que vêm se repetindo, há pelo menos um ano, em diversas Universidade Federais, constituem uma acintosa afronta à dignidade de dirigentes universitários e um verdadeiro ataque à autonomia de nossas universidades, que já vêm sofrendo continuadamente com drásticos cortes de recursos orçamentários.

A tudo isto se somam atos, lamentavelmente cada vez mais frequentes, de intolerância ao livre exercício de pensamento e expressão no âmbito das atividades artísticas, culturais e acadêmicas, que ameaçam direitos fundamentais duramente conquistados em nosso País.

Como afirmou a Comissão da Verdade de Minas Gerais, há “um evidente ataque de setores conservadores e autoritários contra a Universidade brasileira e tudo o que essas instituições representam para o Brasil”. O momento é grave e requer firmeza e união de todos na luta em defesa de uma Universidade pública, gratuita, de excelente qualidade, inclusiva e socialmente referenciada, que contribua sempre e cada vez mais para a construção de uma sociedade democrática, justa e igualitária.

É com esta compreensão que o Conselho Universitário da UFF apresenta seu apoio e solidariedade aos dirigentes e a toda a comunidade da Universidade Federal de Minas Gerais, bem como às demais instituições que vêm sendo atingidas pelo autoritarismo e pelo arbítrio.