Institucional

UFMG abre inscrições para credenciar laboratórios institucionais de pesquisa

Infraestruturas dispõem de equipamentos e serviços de média e alta complexidade e têm uso compartilhado

Instalações do Laboratório de Ensaios de Combustíveis, uma das estruturas da UFMG credenciadas como LIPs
Instalações do Laboratório de Ensaios de Combustíveis, uma das estruturas da UFMG credenciadas como LIPqFoca Lisboa / UFMG

A Pró-Reitoria de Pesquisa abriu inscrições para o credenciamento de Laboratórios Institucionais de Pesquisa (LIPqs) da UFMG. As propostas devem ser enviadas até 15 de novembro, por meio do preenchimento do formulário de cadastro de infraestruturas institucionais de Pesquisa (I2Pq).

Os Lipqs são infraestruturas de pesquisa artística, científica e tecnológica compartilhadas por duas ou mais unidades acadêmicas da UFMG que seguem normas de gestão definidas em resolução específica. Esses ambientes visam atender, de forma ampla, uma comunidade de usuários, internos e externos à UFMG, dispõem de equipamentos e/ou serviços altamente especializados de média e grande complexidade, tecnicamente compatíveis com padrões internacionais de excelência, abrigam servidores do corpo técnico da UFMG e são financiados pela Administração Central, de forma direta ou via unidade acadêmica/departamento.

As regras do processo estão estabelecidas em edital. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail infrapq@prpq.ufmg.br.

Atualmente, a UFMG possui cinco estruturas classificadas como Laboratórios Institucionais de Pesquisa: Centro de Laboratórios Multiusuários (Celam), Centro de Tecnologia e Pesquisa em Magneto Ressonância (CTPMAG), Laboratório de Caracterização e Processamento de Nanomateriais (LCPNano), Laboratório de Ensaios de Combustíveis (LEC) e Laboratório de Ressonância Magnética de Alta Resolução (Laremar).