Institucional

Semana do Conhecimento será aberta oficialmente nesta segunda

Palestras em BH e Montes Claros e cerimônia de entrega do Prêmio UFMG de Teses são os destaques da programação do primeiro dia

Semana do Conhecimento UFMG 2019 recebeu mais de 2,6 mil trabalhos
Semana do Conhecimento UFMG 2019 recebeu mais de 2,6 mil trabalhos Divulgação

A 28ª edição da Semana do Conhecimento UFMG, que segue até o dia 18 de outubro, apresenta os trabalhos de maior relevância acadêmica, entre os mais de 2,6 mil inscritos, desenvolvidos por estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. 

A programação inclui atividades culturais, palestras, Feira Agroecológica, minicursos, mostra de ciências, seminários, mostra de vídeos e a cerimônia de entrega do Prêmio de Teses UFMG 2019. As cerimônias de abertura, que ocorrem simultaneamente, a partir das 9h, nos campi do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, e Pampulha, serão marcadas por palestras. 

Em Montes Claros, o neurolinguista Victor Patrick Silva Teixeira fará a palestra Desafios da universidade na atualidade e seu percurso para a educação de qualidade, às 9h30, no auditório do Bloco C. A programação do ICA segue durante a semana com palestras, oficinas e minicursos.  

Em Belo Horizonte, o professor Ricardo Galvão, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), membro da Academia Brasileira de Ciências, faz a palestra de abertura da Semana, também às 9h30, no auditório da Reitoria. Ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Galvão abordará os programas de monitoramento dos biomas brasileiros feitos pelo órgão e um caso de exploração mineral em terras indígenas. Leia entrevista com o professor publicada na edição 2.075 do Boletim UFMG.  

Melhores teses
Nesta segunda-feira, às 19h30, também no auditório da Reitoria, no campus Pampulha, ocorre a cerimônia de entrega do Prêmio UFMG de Teses, em reconhecimento aos melhores trabalhos de pós-graduação defendidos no ano passado.

Foram inscritas 57 teses nas três grandes áreas de conhecimento. O grupo das Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde indicou 24 trabalhos. A grande área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias foi representada por 11 teses, e o grupo das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes indicou 22 teses. Seus autores receberão certificados. Veja as teses indicadas pelos programas.

Durante a cerimônia serão anunciadas as três melhores teses entre as 57 vencedoras, uma de cada grande área do conhecimento, que foram avaliadas por comissão ad hoc, instituída pela Câmara de Pós-graduação.