Pesquisa e Inovação

CTVacinas busca voluntários de 18 a 54 anos para testes da SpiN-TEC

Candidatos devem ser saudáveis e ter tomado duas doses de CoronaVac e uma de Pfizer; também não podem ter contraído a doença

Frascos da SpiN-Tec, vacina contra a covid-19
Frascos da SpiN-Tec, vacina contra a covid-19 desenvolvida na UFMGFoto: CTVacinas | UFMG

A equipe do CTVacinas, responsável pelo desenvolvimento da SpiN-TEC MCTI UFMG, vacina contra a covid-19 100% brasileira, está em busca de 10 voluntários entre 18 e 54 anos para concluir a fase 1 dos testes clínicos do imunizante. Os critérios para participar dos ensaios são ter idade entre 18 e 54 anos, ser saudável, não ter tido covid-19, ter recebido as duas doses iniciais da vacina CoronaVac e uma dose de reforço da Pfizer (há pelo menos nove meses), residir em Belo Horizonte durante os 12 meses de estudo e, no caso das mulheres, não estarem grávidas nem amamentando.

Os interessados em participar devem fazer o cadastro pela internet ou pelo Whatsapp (31-99902-7292). Uma vez inscritos, os voluntários passarão por triagens e serão submetidos a avaliações clínicas e laboratoriais conduzidas pelo CTVacinas e pela Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac), instalada na Faculdade de Medicina da UFMG.

O coordenador dos testes clínicos da vacina, professor Helton Santiago, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, explica que são dois grupos de voluntários: o primeiro reúne pessoas de 18 a 54 anos; o segundo, de 55 a 85 anos. O segundo grupo já está concluído, mas há dificuldade para fechar o primeiro grupo. "Essa é a primeira fase de segurança da vacina, e os voluntários precisam ser saudáveis para que seja possível identificar as situações em que uma reação adversa decorre do imunizante ou de outro problema de saúde. Além disso, essas pessoas não podem ter contraído covid-19 e precisam ter tomado vacinas específicas anteriormente. Não é fácil encontrar voluntários que se enquadrem em todos os requisitos exigidos", pondera Santiago.

Fases
Nesta primeira fase, os voluntários recebem uma dose da vacina, que pode ter concentração baixa, média ou alta. A intenção é "verificar os dados de segurança das doses e de imunologia, ou seja, entender como a vacina estimulou o sistema imunológico e qual dose é a ideal para a segurança do paciente", explica Santiago. 

Posteriormente, na fase 2, que contará com 360 voluntários, os critérios serão ter idade entre 18 e 85 anos, ser saudável, ter recebido as duas doses iniciais da vacina CoronaVac ou da Astrazeneca e uma ou duas doses de reforço da Pfizer ou AstraZeneca e residir em Belo Horizonte durante os 12 meses de estudo. Mulheres não podem estar grávidas nem amamentando. O fato de já ter contraído covid-19 não impedirá a pessoa de se habilitar para a segunda fase dos testes.

Luana Macieira