Arte e Cultura

UFMG celebra mais uma edição do Novembro Negro

Em 2018, o evento tem como temática “Reflexões e práticas sobre ser negro”

A partir da próxima segunda-feira, 5, até o dia 23, a UFMG recebe atividades em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Em 2018, o Novembro Negro tem como tema “Reflexões e práticas sobre ser negro”. Acesse a programação completa.

Para a diretora de Políticas de Ações Afirmativas da Pró-reitoria de Ações Estudantis (PRAE/UFMG), Daniely Fleury, as diversas atividades abarcadas pelo evento atuam como forma de refletir e vivenciar as inúmeras práticas culturais da população negra. No âmbito da UFMG, o Novembro Negro proporciona a harmonia entre diversos públicos do campus, como estudantes, servidores técnico-administrativos e professores.

O evento é organizado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae - UFMG), Pró-reitoria de Extensão (Prae – UFMG), Pró-reitoria de Graduação (ProGrad – UFMG), Diretoria de Ações Culturais (DAC – UFMG), Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC – UFMG) e Associação dos Servidores da UFMG (Assufemg).

No Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, em referência à data de falecimento de um dos principais líderes da população negra no país – o Zumbi dos Palmares. Zumbi é celebrado como ícone de resistência por sua luta à liberdade da população negra, além de ter sido o último líder do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo do período colonial brasileiro. Em 2003, lei sancionada no governo de Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceu o dia 20 de novembro como data de celebração nacional.

Ficha técnica

Entrevistada: Daniely Fleury (diretora de Políticas de Ações Afirmativas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFMG)
Produção e reportagem: Vitória Brunini
Imagens: Antônio Soares
Edição de conteúdo: Jessika Viveiros
Edição de imagens: Otávio Zoando