Pesquisa e Inovação

UFMG lança projeto de fortalecimento da pós-graduação

Em seminário, parceiros internacionais vão identificar espaços temáticos de interação

Abertura do seminário Prospect seminar on partnership building towards strongerengagement in international collaboration, no auditório da Reitoria
Abertura do seminário Prospect seminar on partnership building towards strongerengagement in international collaboration, no auditório da Reitoria Foca Lisboa / UFMG

A abertura de novas rotas de cooperação e o fortalecimento da internacionalização da pós-graduação da UFMG, numa perspectiva transdisciplinar e transversal, são o objeto de seminário que começou na manhã desta segunda-feira, 19, no auditório da reitoria. O evento, que segue até sexta-feira, 23, reúne integrantes de todos os programas de pós-graduação da Universidade, além de pesquisadores e gestores de 33 universidades estrangeiras, oriundos de 17 países.

A intenção é definir campos de interação em quatro grandes temas nos quais a UFMG tem expertise consolidada e capacidade instalada para responder a desafios contemporâneos, socialmente relevantes e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: Sustentabilidade, manejo e governança; Novas tecnologias e fronteiras da ciência; Saúde e bem-estar; Direitos humanos.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida explicou que este é um projeto de internacionalização da UFMG e, nesse sentido, “envolve de forma indissociada o ensino de graduação e de pós, a pesquisa e a extensão”. Segundo ela, o Prospect seminar on partnership building towards strongerengagement in international collaboration (Construindo parcerias para o fortalecimento de cooperações internacionais) é uma das atividades do projeto, que terá vários desdobramentos para a Universidade e para seus parceiros.

O pró-reitor de pós-graduação, professor Fábio Alves, afirmou que o seminário marca um momento emblemático, em que começa a se materializar um trabalho que vem sendo gestado nos últimos meses, sobretudo após o resultado de edital de internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Por meio do programa, com duração de quatro anos, a agência de fomento investirá R$ 300 milhões por ano em 36 instituições, entre as quais a UFMG.

Os quatro temas, definidos por grupo de trabalho da Universidade, são pilares interligados a 28 eixos horizontais que envolvem os 57 programas de pós-graduação da UFMG que participam do Programa Institucional de Internacionalização da Pós-graduação lançado pela Capes.

No novo desenho, a UFMG vai explicitar qual a construção de conhecimento que faz em determinados temas, em pesquisas distribuídas por vários programas de pós-graduação e abertas à interação com instituições de outros países, tanto aquelas com as quais já têm convênios firmados como para novos parceiros.

Mutirão de todos

Reitora Sandra Goulart Almeida: potencializar parcerias
Reitora Sandra Goulart Almeida: potencializar parcerias Foca Lisboa / UFMG

Após fazer uma breve apresentação da Universidade para os participantes estrangeiros, a reitora falou sobre conceitos que guiam o trabalho da Instituição, como excelência e relevância, diversidade e engajamento no desenvolvimento regional e nacional. 

Com relação às parcerias internacionais, destacou a importância da reciprocidade e da solidariedade, lembrando que além de abrir novas rotas de cooperação a UFMG tem estado atenta à necessidade de contribuir com instituições que ainda não alcançaram o mesmo patamar. 

Citando o escritor mineiro Guimarães Rosa, a reitora lembrou que “a vida é um mutirão de todos, por todos remexida e temperada”, e disse que o seminário "é um mutirão em busca de um objetivo, que é muito importante para a UFMG".

A programação do seminário inclui reuniões temáticas e visitas a laboratórios, a unidades acadêmicas e ao Centro de Microscopia da UFMG.