Formas de Ingresso

UFMG divulga calendário para registro dos calouros do segundo semestre

Procedimento será feito pela internet no período de 20 a 22 deste mês

Registro
Entrega dos documentos exigidos para o registro será feita por meio das páginas do Sisu e do DRCA
Gabriel Araújo | UFMG

A UFMG publicou na tarde desta sexta-feira, 9, o calendário para o registro acadêmico e a matrícula dos candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Vestibular de Habilidades para o segundo semestre letivo de 2020. O procedimento será realizado nos dias 20, 21 e 22 deste mês. Todos os classificados devem efetuar o registro.

Em razão da pandemia de covid-19, a entrega de documentos será processada exclusivamente pela internet. Os candidatos devem fazer o upload dos documentos durante o próprio registro acadêmico, no site do Sisu UFMG (para ingressantes por esse processo seletivo) e no site do DRCA (para calouros do Vestibular de Habilidades). Os ingressantes da Licenciatura do Campo estão efetuando seus registros desde ontem, 8, também pelo site do DRCA. O procedimento termina na segunda-feira, dia 12.

Procedimentos presenciais
Os únicos procedimentos realizados presencialmente no registro acadêmico do segundo semestre letivo serão as bancas de verificação de condição étnico-racial (banca de heteroidentificação, complementar à autodeclaração feita por candidatos negros) e de deficiência (PCD). Tanto para ingressantes pelo Sisu quanto para calouros de Habilidades e Lecampo, essas bancas serão realizadas de 26 a 30 de outubro e de 3 a 5 de novembro.

“O atendimento presencial para realização das bancas de heteroidentificação e verificação e validação PCD se dará por agendamento conforme escala que será divulgada na página eletrônica do Sisu na UFMG”, explica a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Mara Inez Corrêa de Souza Pires.

Contudo, assim como ocorreu no semestre passado, poderão adiar a entrada para o semestre seguinte os candidatos que, em virtude da pandemia de covid-19, se sentirem impedidos de cumprir alguns desses procedimentos presenciais. Nesse caso, os candidatos deverão informar à UFMG, quando da sua convocação, a sua indisponibilidade de comparecer à banca de verificação. Independentemente disso, reforça Mara Pires, esses candidatos devem fazer normalmente o seu registro acadêmico no período de 20 a 22 deste mês.

Cartão de visita
O registro é o primeiro ato acadêmico obrigatório realizado pelo candidato classificado para ocupar uma vaga na UFMG. Por meio dele, o calouro fornece à instituição as informações necessárias para formalizar sua vinculação, como dados pessoais e acadêmicos.

O calendário e as demais informações relativas ao registro acadêmico estão disponíveis na página do Sisu UFMG. Dúvidas podem ser dirimidas pelo e-mail duvidaregistro@drca.ufmg.br.

O vídeo a seguir, produzido pela TV UFMG, traz informações sobre o processo de heteroidentificação.

Ewerton Martins Ribeiro