Internacional

UFMG e Andifes ofertam formação em literatura brasileira para estrangeiros

Curso será ministrado no âmbito de programa de mobilidade virtual

Programa Destino Brasil conta com 42 instituições parceiras
Programa Destino Brasil reúne 42 instituições parceiras Andifes | Divulgação

A UFMG participa da primeira oferta de cursos de extensão, gratuitos, no âmbito do Programa de Mobilidade Virtual Internacional da Andifes – Destino Brasil. Os professores Gustavo Silveira Ribeiro e Paulo Eduardo Bittencourt, da Faculdade de Letras, vão ministrar a atividade Tupi or not tupi: introduction to modern brazilian literature. Trata-se de uma introdução aos fundamentos da moderna literatura brasileira.

O curso on-line, de 30 horas-aula, será ministrado em língua inglesa. Podem participar professores, estudantes e servidores das instituições estrangeiras parceiras da UFMG e da comunidade universitária. Há 20 vagas, e as inscrições on-line seguem abertas até 30 de junho. As aulas serão realizadas de 14 de julho a 18 de agosto.

Os participantes serão apresentados às principais formas de expressão literária brasileira do final do século 19, por meio de obras traduzidas em inglês, como as de Machado de Assis, e às novas formas de expressão de humor, crítica social e busca de novos traços de identidade nacional, presentes em Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e outros autores do século 20.

Destino Brasil
Lançado em abril de 2021, o Programa de Mobilidade Virtual da Andifes – Destino Brasil integra 42 instituições federais de ensino superior (Ifes), que ofertarão 103 cursos com aproximadamente três mil vagas. Os objetivos são ampliar a visibilidade das instituições no exterior, valorizar a língua e a cultura brasileiras, fortalecer o trabalho em rede e o processo de internacionalização das Ifes.

Todos os cursos terão duração de seis semanas e serão oferecidos em inglês, francês ou espanhol – existe a possibilidade de ampliação das opções. As vagas serão distribuídas para a comunidade das próprias instituições ofertantes (30%) e para os parceiros internacionais (70% das vagas).

Conheça o catálogo dos cursos do Destino Brasil.