UFMG é homenageada por participação no programa Educação Integrada

Iniciativa é desenvolvida há uma década pela Prefeitura de Belo Horizonte

Professora Claudia Mayorga e professora Edna Borges Durante a homenagem.
Professora Claudia Mayorga (microfone) e as secretárias Edna Borges e Angela DalbenDivulgação

A contribuição da UFMG no programa Escola Integrada, ao longo de 10 anos, foi reconhecida em homenagem realizada nesta segunda-feira, 20 de novembro, durante a 1ª Semana Municipal de Educação, organizada pela Secretaria de Educação de Belo Horizonte.

A pró-reitora adjunta de Extensão, Claudia Mayorga, representou a UFMG na solenidade, que também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Angela Dalben, e da secretária adjunta, Edna Borges, além de professores, coordenadores, alunos e profissionais da educação.

Iniciado em 2007, o Escola Integrada é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a UFMG e outras instituições de ensino superior da capital com a proposta de integrar escola e comunidade, ampliando o espaço de aprendizado para além das fronteiras da sala de aula. Por quase 10 anos, o Programa ofereceu oficinas fora do horário regular da escola, buscando uma formação diferenciada em áreas que transitavam da matemática às artes, do teatro às ciências.

As oficinas eram ministradas por alunos de graduação da UFMG, sob a orientação de docentes e estudantes de pós-graduação. Os bolsistas contavam, ainda, com apoio de professores comunitários e agentes culturais das comunidades. Parte dessa história está relatada no livro Educação integral: contribuição da extensão da UFMG, lançado em 2015, pela Editora UFMG, e organizado pela professora visitante da FaE Carla Linhares e pelas servidoras técnico-administrativas Denise Bianca Maduro e Marília Barcellos.

A 1ª Semana da Educação Integral segue até esta quarta, 22, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena, 1.212),  com programação composta de mesas-redondas e um colóquio. Os interessados em participar dos debates devem fazer a inscrição, no site da Secretaria, onde também podem ser obtidas outras informações.