UFMG é homenageada pela Associação Brasileira de Metalurgia

Vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira recebeu a medalha de mérito, principal distinção concedida pela entidade

O vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e os professores Leandro Rocha Lemos, Aline Lima da Silva e Dagoberto Brandão Santos
Alessandro Moreira e os professores Leandro Rocha Lemos, Aline Lima da Silva e Dagoberto Brandão Santos, da Escola de EngenhariaArquivo ABM

A UFMG foi homenageada neste ano com a Medalha de Mérito AMB, a principal honraria concedida pela Associação Brasileira de Metalurgia a instituições e profissionais que contribuem para o fortalecimento das indústrias mínero-metalúrgica e de materiais do país. O vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira recebeu a homenagem em nome da UFMG e dos departamentos de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e de Engenharia de Minas da Escola de Engenharia, na tarde desta terça-feira, 1 de outubro, em São Paulo.

“Mais antiga universidade em seu estado, a UFMG mantém uma posição de liderança regional e nacional em ensino, extensão, cultura, pesquisa científica e geração de patentes”, afirmou Horacídio Barbosa Leal Filho, presidente-executivo da ABM, ao justificar a escolha.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida disse que a homenagem tem grande valor para a UFMG: “É um imenso orgulho receber o reconhecimento do nosso trabalho por uma associação de renome e impacto como a ABM, que, como nós, defende a ciência e a tecnologia como instrumento de desenvolvimento do país”.

Afinidades
Em seu pronunciamento durante a solenidade, Alessandro Moreira destacou a pujança da Escola de Engenharia, um dos maiores complexos de ensino e pesquisa na América Latina, e as afinidades existentes entre a Unidade e a própria ABM. “Suas histórias se completam. Se as áreas de Metalúrgica, Materiais e Minas destacam-se no cenário brasileiro e mundial, isso se deve ao protagonismo dessa associação no que tange à educação. A atuação da Escola de Engenharia e da ABM ultrapassa o nobre ato de ensinar Engenharia. Formamos pessoas e profissionais e proporcionamos uma relevante contribuição para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação no Brasil e no mundo", afirmou o vice-reitor.

A cerimônia foi realizada durante a abertura da ABM Week, considerado o principal evento técnico-científico do setor mínero-metalúrgico e de materiais na América Latina. Artigos de autoria dos professores Aline Lima da Silva e Dagoberto Brandão Santos, ambos do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, foram premiados nesta edição.

Com ABM