Pesquisa e Inovação

UFMG é líder em empreendedorismo entre universidades federais

Ranking avaliou 123 instituições de ensino superior do Brasil

A Universidade Federal de Minas Gerais é a federal que mais estimula o empreendedorismo entre seus estudantes e professores, segundo ranking divulgado pela Brasil Junior em outubro. Para avaliar as instituições de ensino, foram levados em consideração quesitos como inovação, infraestrutura, capital financeiro, extensão e práticas de internacionalização.

Na Universidade, a cultura empreendedora se favorece de políticas, linhas de financiamento, grupos de pesquisa e organizações atuantes nos diversos espaços formativos do conhecimento. Nesse sentido, uma das ações voltadas para o ensino é a Formação Transversal em Empreendedorismo e Inovação, que tem por objetivo preparar os estudantes para o empreendimento de novos negócios e o fomento à inovação. ‘‘A mudança na mentalidade dos estudantes para o desenvolvimento de habilidades e competências interpessoais e de gestão, além da educação clássica, é uma demanda de mercado global’’, enfatiza o professor Henrique Martins, coordenador da Formação.

Para o vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira, a Universidade pretende ser destaque, através do estímulo ao empreendedorismo e à inovação, na formação de profissionais que possam transformar a sociedade. ‘‘A administração central tem buscado articular todos esses setores para que a UFMG seja protagonista do movimento da inovação e do empreendedorismo, não apenas no ecossistema da região metropolitana de Belo Horizonte, mas em todo o Brasil’’, afirma o vice-reitor, que também coordena o Eng200 - Programa de Inovação na Educação em Engenharia. Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG com algumas dessas iniciativas:

Acesse o resultado detalhado do ranking.

Equipe: Leonardo Milagres (produção e reportagem); Larissa Costa (reportagem); Antônio Soares, Lucas Tunes e Samuel do Vale (imagens); Marcia Botelho (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo).

A experiência da UFMG, em especial, da Escola de Engenharia na realização de iniciativas de cooperação universidade-mercado, articuladas à atuação das empresas juniores foi destaque relatório “Destaques da MEI - Boas práticas de parceria universidade-empresa em cursos de graduação em Engenharia”, publicado pela Confederação Nacional das Indústrias (CMI). O capítulo 7 da publicação é totalmente dedicado a apresentar as ações desenvolvidas na UFMG. São apresentadas as empresas juniores em atividade, as ações desenvolvidas dentro da academia com o objetivo de aproximar mercado-instituição de ensino, bem como um pouco da história da Universidade e da Escola de Engenharia. O documento conclui que “a experiência das empresas juniores da Escola de Engenharia da UFMG pode servir de referência para a estruturação de iniciativas análogas em outros cursos de graduação”.

Confira ao relatório da CMI na íntegra.