Extensão

UFMG e Prefeitura firmam parceria para formação continuada de professores da rede municipal

Programa que envolve recursos de R$ 7,8 milhões capacitará cerca de 4,7 mil docentes

A secretária Ângela Dalben e a reitora Sandra Goulart Almeida formalizaram a parceria Foca Lisboa / UFMG

A UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte vão desenvolver, nos próximos 30 meses, um extenso programa de formação continuada de professores da rede municipal de educação. A parceria foi formalizada por meio de contrato de prestação de serviços técnicos especializados assinado na tarde desta quinta-feira, 21, pela reitora Sandra Goulart Almeida e pela secretária municipal de Educação, Ângela Dalben.

Durante o encontro, que reuniu no gabinete da Reitoria professores de unidades da UFMG envolvidas na formação – Centro Pedagógico e Faculdade de Educação – e integrantes da equipe de gestores da Secretaria Municipal de Educação, a reitora Sandra Goulart Almeida comemorou mais uma parceria firmada com a prefeitura da capital. “A UFMG está à disposição da cidade, principalmente em relação ao aprimoramento da educação básica. Nossas pró-reitorias de Graduação e Extensão mantêm, inclusive, ações integradas nessa área”, declarou a reitora.

A secretária Ângela Dalben, que já foi pró-reitora de Extensão e diretora da Faculdade de Educação da UFMG, também comemorou a parceria, que vinha sendo costurada há cerca de um ano. “Trata-se de um grande projeto construído pela Prefeitura. Buscamos a excelência da UFMG para executá-lo”, afirmou.

Um dos carros-chefes do programa é o curso de especialização lato sensu em educação básica (Laseb), criado em 2006 e que capacitou cerca de 1.200 professores até 2015, quando foi interrompido. A especialização volta a ser ofertada agora com escopo ampliado, informou a sua coordenadora, professora Vanessa Tomaz, da Faculdade de Educação. “Retomamos com sete áreas de formação”, informa. São elas: educação inclusiva; alfabetização e letramento; processos de ensino e aprendizagem; educação básica; educação infantil, educação, intersetorialidade e diversidade; educação de jovens e adultos.

De acordo com a professora Vanessa, 89 professores de três departamentos da Faculdade de Educação e até de outras universidades brasileiras estão envolvidos com a oferta de capacitação, que deverá abrir 280 vagas já no segundo semestre.

Outro destaque do programa é a especialização em residência docente, que será oferecida no Centro Pedagógico inicialmente a 80 docentes da rede municipal. Segundo o diretor do CP, Santer Matos, os professores vão mergulhar no cotidiano da Unidade, participando de reuniões de trabalho e da própria experiência educacional que a comunidade do CP desenvolve em sala de aula. Ao fim, vão elaborar projetos baseados em suas vivências para implantá-los em suas escolas.

Oficinas, seminários e congresso
Além das pós-graduações em docência na educação básica e em residência docente, a formação prevê um curso de pós-graduação lato sensu em tecnologias digitais e educação, também ofertado pelo CP, cursos de formação continuada em português instrumental, matemática e leitura, a cargo do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da FaE, seminários técnicos de imersão, oficinas de formação e a realização de um congresso municipal de práticas educacionais.

O programa oferecerá, em todas as suas sete frentes de formação, mais de 12 mil vagas, beneficiando cerca de 4,7 mil professores. O investimento da Prefeitura chegará a R$ 7,8 milhões. As atividades deverão começar no segundo semestre tão logo seja concluído o processo de preenchimento das vagas por meio de edital.

Também participaram da reunião que selou a parceria as pró-reitoras de Graduação, Benigna Maria de Oliveira, e de Extensão, Cláudia Mayorga, o presidente da Fundep, Alfredo Gontijo, e o secretário municipal adjunto de Educação, Marcos Alves.

Encontro no gabinete da reitora reuniu dirigentes da UFMG e da Secretaria Municipal de Educação Foca Lisboa / UFMG