Institucional

Beijing International Studies University e UFMG assinam memorando de entendimento

Instituição chinesa tem interesse em cooperação sobretudo em nível de doutorado

Li Jiashan e Sandra Goulart Almeida assinam documento que estabelece parceria entre universidades Foto: Foca Lisboa / UFMG

Um memorando de entendimento foi assinado na manhã desta sexta-feira, 6, por Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG, e Li Jiashan, reitora executiva da Universidade de Estudos Internacionais de Pequim (Beijing International Studies University). “A UFMG e a Beijing International Studies University assinaram um MoU (Memorandum of Undestanding), que é um documento que estabelece o compromisso de instituições de cooperar entre si, assim como os termos gerais para a realização das ações dessa cooperação”, explica Aziz Tuffi Saliba, diretor de Relações Internacionais da UFMG.

Li Jiashan: Foco na colaboração em nível de doutorado
Li Jiashan: Foco na colaboração em nível de doutorado Foto: Foca Lisboa / UFMG

Apesar do caráter geral do memorando, a reitora da Beijing International Studies University adiantou quais são os interesses iniciais da universidade chinesa no âmbito da parceria. “Pretendemos cooperar principalmente em nível de doutorado e em serviços de tecnologia e design, além de aspectos culturais e educacionais, como no caso da tradução de livros.” Dado esse interesse, Aziz Saliba informou à reitora sobre a existência da Editora UFMG, “a melhor editora universitária do país”.

Durante o encontro, a reitora Li Jiashan informou que, nas áreas de comércio de serviços e de desenvolvimento cultural, a Universidade de Estudos Internacionais de Pequim está no topo dos rankings universitários chineses. Integrantes da comitiva entregaram aos professores da UFMG apresentações do Instituto Chinês para o Comércio de Serviços e do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Cultural, ambos filiados à Universidade de Estudos Internacionais de Pequim.

Além de representantes de empresas, entidades e instituições chinesas ligadas à educação, a delegação visitante foi composta de professores de diferentes áreas da universidade de Pequim – entre eles, Sun Junxin, chefe do departamento de comércio cultural internacional. Da parte da UFMG, participaram do encontro, além da da reitora Sandra Goulart Almeida e de Aziz Saliba, os professores Hugo da Gama Cerqueira, Ricardo Machado Ruiz, Gilberto Libanio e Fernanda Cimini Salles, todos da Faculdade de Ciências Econômicas (Face).

Após o encontro, a comitiva chinesa foi levada à Face para uma apresentação da unidade e de suas atividades de ensino e pesquisa. Atualmente, a UFMG mantém dez convênios com outras universidades chinesas, entre acordos de cooperação e de intercâmbio.

Delegação da Beijing International Studies University foi recebida por reitoria e professores da Face
Delegação chinesa foi recebida por reitora, diretor de relações internacionais da UFMG e professores da FaceFoto: Foca Lisboa / UFMG

Ewerton Martins Ribeiro