Coberturas especiais

UFMG Educativa celebra 120 anos de BH com série sobre planejamento urbano

Reportagens abordam como a cidade pensou seu futuro desde sua concepção

Planta da então Cidade de Minas, mais tarde chamada de Belo Horizonte, elaborada por Aarão Reis
Planta da então Cidade de Minas, mais tarde chamada de Belo Horizonte, elaborada por Aarão Reis Arquivo Público BH | Reprodução

Belo Horizonte surge planejada. A delimitação do espaço da cidade a partir da Avenida do Contorno é um dos primeiros esforços no país para organizar os municípios que se formavam no século 19. A tentativa do então engenheiro Aarão Reis, na prática, segue os princípios de um planejamento do espaço municipal. Mas o primeiro documento nos moldes de um plano diretor da capital mineira surge apenas décadas depois. Em 1948, a idealização do Barreiro e da Pampulha como cidades-satélites também é apontada por pesquisadores como um dos primeiros projetos da administração municipal para ordenar a ocupação, mas que acaba não sendo colocada em prática. O planejamento de 1951, da gestão de Américo Renné Gianneti, também é considerado por alguns especialistas como o primeiro plano de organização do espaço urbano.  

Construção do Conjunto IAPI, em 1955, já fora dos limites da Avenida do Contorno.
Construção do Conjunto IAPI, em 1955, já fora dos limites da Avenida do Contorno. Urbel | Arquivo

Essas e outras histórias estão na série A História do Futuro: 120 anos do Planejamento Urbano em Belo Horizonte, produção em quatro reportagens de Larissa Arantes. A primeira reportagem aborda como o espaço urbano do município começou a ser pensado, desde a concepção da cidade até os dias atuais, em que o crescimento é orientado pelo Plano Diretor, criado em 1996.

ouca-a-primeira-reportagem-da-serie-A-história-do-futuro-11-12-2017.mp3