Notícias Externas

UFMG Educativa é destaque em prêmio de rádio universitário

Reconhecida em três das cinco categorias, emissora inscreveu o melhor trabalho na área de divulgação científica

A Rádio UFMG Educativa foi premiada em três categorias do 1º Prêmio Rubra de Rádio Universitário, com o programa Outra estação. A iniciativa, da Associação das Rádios Universitárias do Brasil, tem o objetivo de mostrar à sociedade a relevância e a qualidade da produção radiofônica realizada no âmbito de emissoras de rádio e web rádios universitárias e de projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos em universidades públicas, privadas, comunitárias ou confessionais brasileiras.

A emissora gerenciada pelo Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, por meio de parceria entre a Universidade e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ficou em primeiro lugar na categoria Divulgação científica, com o programa Como trabalha a ciência, veiculado em 30 de abril deste ano. Com a participação de pesquisadores da UFMG, da Universidade de São Paulo (USP) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), a atração apresentou as etapas de uma pesquisa científica, no contexto da busca de vacinas e tratamentos para combater o novo coronavírus. A produção é assinada por Alessandra Ribeiro, Beatriz Kalil e Tiago de Holanda, também responsável pela edição. 

A professora de matemática Ana Luiza Rossi com o filho Rafael
A professora de matemática Ana Luiza Rossi com o filho Rafael, focalizados no podcast sobre saúde mental das mãesFoto: acervo pessoal

Na categoria Podcast, a UFMG Educativa conquistou o segundo lugar da premiação com o episódio Pandemia compromete saúde mental das mães, que estreou no dia 28 de maio. A produção reúne depoimentos de mulheres afetadas de diferentes formas pela pandemia: aquelas que esperam o nascimento de seus filhos isoladas dos familiares, sem rede de apoio em um momento decisivo; mães que passaram a ter de conciliar o trabalho em home office com o cuidado e o suporte às atividades escolares dos filhos, com a suspensão das aulas presenciais; chefes de família que perderam seus empregos e passaram a depender dos auxílios do governo, entre outras. O episódio foi produzido por Alessandra Ribeiro, Alicianne Gonçalves e Beatriz Kalil. 

A Rádio UFMG Educativa também ficou em segundo lugar na categoria Reportagem especial, com o episódio Como a covid-19 afeta populações tradicionais, veiculado em 14 de maio, que revela a maior vulnerabilidade de indígenas, quilombolas e ciganos ao novo coronavírus, assim como as estratégias desses povos para enfrentar a crise econômica e sanitária. A produção é de Arthur Bugre, Beatriz Kalil e Tiago de Holanda, que também assina a edição.

Todos os episódios premiados tiveram a participação de Breno Rodrigues nos trabalhos técnicos. A coordenação de jornalismo da Rádio UFMG Educativa é de Paula Alkmim. 

Prêmio Rubra
Na primeira edição, foram premiadas 15 produções em cinco categorias – além das já citadas, foram avaliadas produções nas categorias Documentário e Radiodrama. Todas deveriam abordar temáticas relacionadas à pandemia da covid-19. Os primeiros colocados serão apresentados na mesa de encerramento do 4º Fórum de Rádios e TVs Universitárias, evento do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que será realizado em modalidade virtual, em dezembro de 2020. A sessão virtual de entrega do 1º Prêmio Rubra de Rádio Universitário será realizada no próximo dia 7 de dezembro, às 17h.

Outra estação
Em sua primeira temporada, com 60 episódios, o programa Outra estação abordou, semanalmente, ao longo dos anos de 2019 e 2020, temas de interesse social. O conteúdo está disponível na página da Rádio UFMG Educativa e nos aplicativos de podcast, como o Spotify.