Coberturas especiais

UFMG Educativa veicula leitura de 'Dom Casmurro', de Machado de Assis

Produção levada ao ar pela primeira vez em 2015, no aniversário de 10 anos da emissora, volta ao ar na celebração do 14º aniversário da Rádio

UFMG Educativa comemora 14 anos no ar com a leitura de
UFMG Educativa comemora 14 anos no ar com a leitura de "Dom Casmurro", de Machado de Assis. Felipe Assumpção

A Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) completa 14 anos nesta sexta-feira, 6. Para comemorar a data, ao longo desta semana, será veiculada, no programa Universo Literário, das 8h às 10h, reprise da leitura coletiva da íntegra do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. Produzida para celebrar os 10 anos da emissora, a leitura foi ao ar originalmente no dia 6 de setembro de 2015, de forma ininterrupta.

Desta vez, a veiculação será dividida ao longo da semana. Na segunda-feira, 2, serão reprisados os capítulos de 1 a 25; na terça, 3, de 26 a 53; na quarta, 4, de 54 a 80; na quinta, 5, 81 a 114; e na sexta, 6, de 115 a 148. Além da leitura dos capítulos, o programa Universo Literário também veicula notas que exploram diferentes nuances da obra de Machado de Assis.

A concepção da leitura integral de Dom Casmurro, que reuniu 45 colaboradores, foi do Conselho Editorial Consultivo do Universo Literário, vigente no ano de 2015, sob coordenação de Cleiber Pacífico. A produção e a edição foram de Alessandra Dantas, Aline Azevedo, Danielle Pinto, Michelle Bruck e Luíza Glória. Os trabalhos técnicos, de Simon Henrique e Breno Rodrigues, sob coordenação de Judson Porto, e a identidade sonora, de Felipe Assumpção.

O programa Universo Literário vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e pode ser ouvido na frequência 104,5 FM ou on-line, no site da Rádio UFMG Educativa.

A leitura também está disponível no Youtube: