Notícias Externas

UFMG Educativa veicula nova rodada de checagens eleitorais

Pílulas vão ao ar diariamente, às 10h30, no programa Conexões

Urna eletrônica permite que o eleitor faça um voto válido, anule ou vote em branco
Nas cidades em que há segundo turno, votação será neste domingo, 29 de novembroElza Fiúza | Agência Brasil

Eleitores de 57 cidades – entre as quais estão Contagem, na Grande BH, e Juiz de Fora, na Zona da Mata – voltam às urnas neste domingo, dia 29, para o segundo turno das eleições 2020. Por isso, nos próximos dias, a Rádio UFMG Educativa veicula nova rodada de checagens em parceria com a Agência Lupa, sempre às 10h20, no programa Conexões. Nessa rodada, as informações verificadas têm como foco o processo eleitoral.

As checagens são produzidas pelo projeto Democracia Digital, iniciativa da Agência Lupa, do Instituto de Tecnologia e Equidade e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com apoio do WhatsApp e dos tribunais regionais eleitorais de todo o país. A Lupa produz o conteúdo de acordo com metodologia certificada pela International Fact-Checking Network (IFCN).

Na pílula dessa segunda (23/01), a Agência Lupa checou uma postagem que circula pelas redes sociais afirmando que o eleitor pode votar pelo celular por meio do programa Vote em casa e atesta que a informação é falsa.

Ouça a checagem sobre o programa "Vote em casa"

Acesse a checagem da Lupa.

Na pílula desta terça (24/01), foi checada uma postagem que circula pelas redes sociais que diz que os mesários podem fraudar as urnas. Essa informação também é falsa.

Ouça a checagem sobre a suposta fraude do mesário

Acesse a checagem da Lupa.

Na pílula desta quarta-feira, a Agência Lupa checou uma informação sobre a prisão de eleitores antes do pleito. Confira:

Ouça a checagem sobre prisão antes das eleições

Acesse a checagem da Lupa.

Na última pílula, a Agência Lupa averiguou a informação que diz que eleitores maiores de 60 anos não são obrigados a votar.

Ouça a checagem sobre a obrigatoriedade do voto para maiores de 60

Acessa a checagem da Lupa.

No primeiro turno, a Rádio UFMG Educativa já havia veiculado algumas checagens sobre o processo eleitoral. Ouça.