UFMG espera estreitar laços com a Irlanda via centros de estudos e INCTs

Cônsul geral Barry Tumelty foi recebido hoje pela reitora Sandra Goulart Almeida

O diretor de relações internacionais da UFMG, Aziz Saliba, a reitora Sandra Goulart e o cônsul geral da Irlanda em SãoPaulo, Barry Tumelty
O diretor de Relações Internacionais, Aziz Saliba, a reitora Sandra Goulart  Almeida e o cônsul Barry Tumelty Foto: Foca Lisboa / UFMG

Em reunião com a reitora Sandra Goulart Almeida e com o diretor de Relações Internacionais da UFMG, Aziz Saliba, na tarde desta quinta-feira (24), o cônsul geral da Irlanda em São Paulo, Barry Tumelty, disse que pretende trabalhar pelo aprofundamento das relações das instituições de ensino e de tecnologia do país com a UFMG.

“Tradicionalmente, a parceria com a UFMG é importante para a Irlanda. Essa relação se tornou mais evidente durante a vigência do programa Ciência Sem Fronteiras (CSF). Na oportunidade, recebemos muitos estudantes da UFMG e de todo o estado de Minas Gerais”, comentou Barry Tumelty.

De acordo com Sandra Goulart Almeida, foram discutidas, no encontro, possibilidades de ampliação da cooperação internacional. “Algumas demandas serão gerenciadas por meio do nosso Centro de Estudos Europeus (CEE). A Irlanda possui centros de excelências com os quais nossos INCTs [Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia] e programas de destaque podem se associar”, disse.

Atualmente, a UFMG mantém acordos de cooperação com o Trinity College Dublin, a Dublin City University e a University of Limerick – Mary Immaculate College, além de convênio de intercâmbio com a Maynooth University.

Na noite desta quarta-feira, 23, Barry Tumelty ministrou, na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), a palestra Irlanda, a União Europeia e o Brexit

O diplomata tem mestrado em Política Pública e Gestão pela University of London e em Direito pelo College of Europe. É bacharel em Direito pelo Trinity College.