Meio Ambiente

UFMG fará coleta de isopor na próxima semana

Material será encaminhado para reciclagem em fábrica de Ibirité

Fragmento de isopor, material biodegradável que traz grande impacto ao meio ambiente
Fragmento de isopor, material que traz grande impacto ao ambiente Cjp24 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O Departamento de Gestão Ambiental (DGA), órgão da Pró-Reitoria de Administração (PRA), fará, no próximo dia 25, quinta-feira, uma coleta de isopor para reciclagem nas unidades acadêmicas e administrativas do campus Pampulha.

Para facilitar o trabalho, o DGA solicita às unidades que realizem um levantamento do volume do material existente para descarte e o informe ao órgão pelo e-mail residuos@dga.ufmg.br ou pelos telefones 3409-4361 e 3409-4635, até sexta-feira, dia 19. “No entanto, as unidades que contam com um gestor de resíduos devem, primeiramente, consultar o profissional sobre esse descarte antes de contatar o DGA”, sugere o diretor da Divisão de Resíduos, Ricardo Sales.  

De 2014 a 2017, a UFMG coletou 235 bags (bolsas) de isopor. Cada bag tem, em média, capacidade para armazenar 1 mil litros do material. Só no ano passado, foram recolhidas 110 bags, número pouco abaixo do acumulado nos três anos anteriores. “Isso se deve ao crescimento da divulgação em 2017”, explica Ricardo Sales. O material coletado é doado para uma fábrica de reciclagem em Ibirité.

Derivado do petróleo 
Nome comercial do poliestireno expandido, o isopor é um material derivado do petróleo que tem 97% de ar em sua composição. Apesar de reciclável, é destinado majoritariamente ao lixo comum. Seu descarte inadequado diminui a vida útil dos aterros sanitários, já que ocupa grande volume, impede a penetração da água do solo, além de ser de difícil decomposição.