Institucional

UFMG inaugura Anexo 3 do Departamento de Química

Cerimônia teve a participação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do governador Romeu Zema; complexo abriga 39 laboratórios de pesquisa

Entrada do Anexo 3:
Entrada do Anexo 3: investimento de R$ 24 milhõesReprodução | TV UFMG

O Anexo 3A do Departamento de Química, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas (ICEx), no campus Pampulha, foi inaugurado nesta quinta-feira, dia 6, em cerimônia que contou com a presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, do governador Romeu Zema, do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e dos deputados federais Igor Timo (Podemos) e Rodrigo de Castro (PSDB).

Cerca de R$ 24 milhões foram investidos na construção, especialmente projetada para abrigar pesquisas de ponta como as desenvolvidas pelo Departamento de Química. Os recursos são provenientes do orçamento da UFMG (31,2%), do Ministério da Educação (31,2%), da Financiadora de Estudos e Projetos (26,3%) e de emenda parlamentar da bancada mineira na Câmara Federal (11,3%). O prédio, que tem 5.940 metros quadrados de área construída distribuídos em cinco pavimentos, abriga 39 laboratórios de pesquisa, 62 salas de instrumentos, salas de reunião e áreas de apoio.

Durante a cerimônia, a reitora Sandra Goulart Almeida lembrou que a obra, iniciada em 2012, foi interrompida duas vezes – de setembro de 2015 a novembro de 2018 e de março de 2020 a fevereiro de 2021 – e exigiu grande esforço institucional para ser viabilizada. “Tudo começou com o apoio da Finep, mas o projeto cresceu em escopo, magnitude e complexidade, e fomos obrigados a buscar outras fontes de recursos. Fomos atendidos pelo MEC e pela bancada mineira no Congresso Nacional. Além de recursos, tivemos de desenvolver soluções criativas para resolver o que, em determinado momento, se transformou em um impasse técnico em razão da complexidade da estrutura que seria desenvolvida. Com ela, o Departamento de Química, que já é bastante produtivo, vai alçar novos voos”, afirmou a reitora.

O professor Ruben Dario Sinisterra Millán, chefe do Departamento de Química, afirmou que o prédio foi concebido segundo padrões internacionais de segurança e é dotado de um sistema de exaustão sem precedentes em suas instalações. “Ele foi projetado para abrigar laboratórios de química. Possui duas saídas de emergência em cada laboratório, alarmes de incêndio, chuveiros e lava-olhos [equipamentos de segurança para higienização emergencial de pessoas contaminadas por substâncias químicas]”, exemplifica o professor. Além disso, é dotado de reservatório para água de chuva. “É uma edificação verde e sustentável, projetada para o futuro”, afirma Ruben Sinisterra.

Dois deputados federais representaram a bancada mineira na cerimônia. Igor Timo disse que a UFMG desempenha papel decisivo no desenvolvimento de Minas e do Brasil e destacou a pesquisa da vacina Spintec. “Tenho certeza de que será a primeira vacina brasileira”, afirmou.

Formado em Administração pela Face, Rodrigo de Castro destacou o crescimento da UFMG, “apesar da contração financeira dos últimos anos”. “A Universidade é um celeiro de patentes, e o Brasil precisa de mais patentes. A UFMG mostra o caminho”, disse o deputado.

Da esquerda para a direita: deputado Igor Timo, reitora Sandra Goulart, ministro Milton Ribeiro, professor Ruben Sinisterra, governador Romeu Zema e o vice-reitor Alessandro Moreira Fernandes descerraram a placa
Da esquerda para a direita: o deputado Igor Timo, a reitora Sandra Goulart, o ministro Milton Ribeiro, o professor Ruben Sinisterra, o governador Romeu Zema e o vice-reitor Alessandro Fernandes no descerramento da placa Reprodução | TV UFMG

‘Não paramos um minuto’
Ainda em seu discurso, a reitora destacou a atuação da UFMG durante a pandemia – “não paramos um minuto” – e o apoio do Ministério da Educação para viabilizá-la. Em março do ano passado, a Secretaria de Ensino Superior (Sesu) lançou chamada para financiar projetos de enfrentamento da covid-19, e muitas ações da UFMG foram contempladas. “Desenvolvemos vários frentes de trabalho, muitas em parceria com o governo do Estado. Fizemos pesquisa de ponta, somos responsáveis por um terço dos testes de covid-19 feitos em Minas Gerais, processamos álcool em gel quando não havia estoque do produto e distribuímos para hospitais públicos, produzimos estudos de projeção epidemiológica e atendemos à população mineira nos hospitais das Clínicas e Risoleta Tolentino Neves”, enumerou a reitora.

Sandra Goulart também destacou os sete projetos de vacina em andamento nos laboratórios da UFMG – uma delas em estágio de testes clínicos, a Spintec – e pediu investimento continuado em ciência e tecnologia. “A vacina não apareceu de repente. Ela é resultado de uma estrutura de pesquisa estabelecida”, argumentou a dirigente.

Declarando-se “devedor da escola pública”, o ministro Milton Ribeiro relatou que estudou em escolas públicas desde o antigo primário até o doutorado na USP, além de ter sido bolsista do CNPq. “Quando fui convidado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Educação, tinha uma vida relativamente tranquila em Santos, mas pensei que era hora de retribuir e contribuir com a educação pública", afirmou. 

Milton Ribeiro elogiou a UFMG. "Sabia da grandeza da Universidade Federal de Minas Gerais, da profundidade de suas pesquisas, fiquei ainda mais admirado. É com muito orgulho que estou aqui", disse ele, ao se colocar  à disposição da Universidade. "Podem contar com o MEC no que for possível para ajudar a UFMG", afirmou.

Ribeiro também defendeu a aproximação com a academia e destacou que a obra do Departamento de Química nada mais é do que dinheiro dos contribuintes sendo devolvido à sociedade por uma “gestão séria que usa o recurso de maneira responsável”, referindo-se à administração da UFMG.

O governador Romeu Zema mencionou as graves dificuldades enfrentadas pelas finanças públicas de Minas Gerais, mas destacou que, a despeito delas, muitos avanços têm sido registrados em áreas como educação e segurança pública. Zema informou que a Fapemig está estudando formas de apoiar atividades de pesquisa relacionadas à estrutura laboratorial ora concluída.

Em mensagem enviada ao Portal UFMG, o superintendente da área de Infraestrutura e Pesquisa Básica, Ricardo Rosa, destacou que o Anexo do Departamento de Química é uma conquista para a UFMG. “Tive a oportunidade de acompanhar esse desafio desde o início, e estamos muito contentes pela inauguração. A Finep e a UFMG são parceiras de longa data, e outras oportunidades virão”, declarou.

Depois da inauguração, as comitivas lideradas pelo ministro Milton Ribeiro e pelo governador Romeu Zema visitaram o segundo andar do Anexo, onde funciona o Centro de Referência Ambiental, que desenvolve análises de materiais relacionados ao rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da Vale.

Pesquisadoras no Centro de Referência Ambiental, que faz análises químicas coletadas em Brumadinho
Pesquisadoras no Centro de Referência Ambiental, que faz análises químicas coletadas em Brumadinho Reprodução | TV UFMG

O ministro Milton Ribeiro estava acompanhado de assessores e do secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas. Pelo governo de Minas, além do governador Romeu Zema, participaram da inauguração a secretária de Educação, Júlia Sant'anna, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Lacerda Beirão. O vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e outros dirigentes e professores da UFMG também compareceram à solenidade.

As obras do Anexo III foram conduzidas pelo Departamento de Obras, com suporte do Departamento de Planejamento e Projetos (DPP), do Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) e do Departamento de Apoio Administrativo (DAA), todos vinculados à Pró-reitoria de Administração (PRA).

A TV UFMG também acompanhou a inauguração e conversou com a reitora Sandra Goulart Almeida, com o ministro Milton Ribeiro e com o professor Ruben Dario Sinisterra. Assista ao vídeo.

Departamento de Química em números

105 docentes
54 servidores técnico-administrativos em Educação
570 estudantes de graduação
220 estudantes de pós-graduação em Química
75 estudantes do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica
42 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq
Programa de Pós-graduação em Química com conceito 7 na avaliação da Capes
Responsável por 282 das 350 patentes depositadas pelo ICEx em 2020