Institucional

CAD 3 é inaugurado no campus Pampulha

Complexo reúne dois blocos com 10,6 mil metros quadrados de área construída

O reitor Jaime Ramírez, a vice-reitora Sandra Goulart Almeida e o pró-reitor Mário Campos junto à placa do novo CAD
Jaime Ramírez, a vice-reitora Sandra Goulart Almeida e o pró-reitor Mário Campos junto à placa do CAD 3Foca Lisboa / UFMG

Foi inaugurado nesta quarta-feira, 14, o Centro de Atividades Didáticas 3, o terceiro dos complexos construídos pela UFMG para receber atividades de diferentes escolas, institutos e faculdades. “É um momento emblemático para a instituição. A Universidade acertou ao construir estruturas como esta”, destacou o reitor Jaime Ramírez durante a cerimônia.

A conclusão do prédio ganhou significado especial em razão do contexto de crise econômica que provocou a interrupção de todas as obras da UFMG. “Quando pudemos retomar algumas delas, priorizamos o CAD 3 e a nova moradia estudantil, que será inaugurada nesta sexta-feira. São dois equipamentos que atendem toda a Universidade”, justificou o reitor.

O professor Mario Montenegro Campos, pró-reitor de Administração, expôs um breve histórico desse processo: “A obra do CAD 3 começou em outubro de 2012 e seguiu normalmente até o fim de 2014, quando começou um contingenciamento orçamentário imposto pelo governo. Em razão disso, em agosto de 2015, foi necessário paralisar a obra, porque não havia constância no fluxo financeiro. Em dezembro de 2016, quando esse repasse começou a se regularizar, retomamos à obra, concluída agora, neste mês.”

Espaços compartilhados
Construídos com recursos do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), os centros de atividades didáticas inauguraram uma nova forma de gestão de espaços na UFMG. Esses espaços não estão vinculados a unidades acadêmicas e são gerenciados pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). Os três CADs podem receber aulas e alunos de todas as unidades acadêmicas, ainda que, em razão da estratégia proposta para as suas localizações, cada um atenda preferencialmente uma das três grandes áreas do conhecimento.

O CAD 1 é destinado a receber prioritariamente atividades relacionadas às áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde e o CAD 2 está focado nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Inaugurado hoje, o CAD 3 abrigará principalmente atividades das Ciências Exatas, das Ciências da Terra e das Engenharias.

O professor Antonio Flávio Alcântara, diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), lembra que a unidade vinha enfrentando dificuldades para agendar ambientes para a defesa de teses e dissertações. Segundo ele, o CAD 3 vai solucionar esse problema e ainda possibilitará que o ICEx transforme ao menos duas dezenas de salas em laboratórios de pesquisa e de informática. “Isso vai propiciar o aprimoramento do ensino, incluindo a pós-graduação”, diz o diretor.

Estrutura
O CAD 3 possui três salas com 50 lugares, 22 salas de 70 lugares e oito auditórios com 150 cadeiras. O edifício é dividido em dois blocos. As salas ficam, em sua maioria, no bloco defronte ao Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Os auditórios e as demais salas estão instalados no bloco mais próximo do prédio do Departamento de Química da UFMG.

Auditórios com divisórias modulares instalados no CAD 3 podem ser transformados em anfiteatros
Auditórios com divisórias modulares instalados no CAD 3 podem ser transformados em anfiteatros Foca Lisboa / UFMG

O complexo tem área construída de 10,6 mil metros quadrados e área total de 27,3 mil metros quadrados. Um dos destaques das novas instalações é a estrutura de quatro dos oito auditórios sediados no segundo bloco. Dois pares desses auditórios possuem divisórias modulares articuladas, o que possibilita sua conversão em dois anfiteatros com capacidade para 300 pessoas cada. Neles, as aulas ou palestras serão ministradas em 360º. Toda a estrutura contém isolamento acústico. O CAD 3 conta também com espaço para lanchonete e alguns bancos no espaço de convivência localizado à sua frente.

Ao fim da inauguração, Jaime Ramírez agradeceu o apoio recebido de todas as instâncias da Universidade durante o seu mandato, que termina no fim desta semana. “A maior honra que eu levo é a de ter merecido a confiança da comunidade da UFMG – instituição que me formou – para poder devolver a ela parte do que investiu em mim”, disse ele, emocionado.

Moradia
Outra obra estratégica para a UFMG, a Moradia Universitária 3, será inaugurada nesta sexta-feira, 16, a partir das 14h30, no bairro Ouro Preto. Com o novo prédio, o Programa de Moradia da Instituição passa a ofertar 1.018 vagas em Belo Horizonte e Montes Claros. Na semana passada, a Faculdade de Farmácia inaugurou seu bloco administrativo em área de 325 metros quadrados. Leia mais sobre as obras em matéria publicada na edição 2008 do Boletim UFMG.  

A TV UFMG também acompanhou a inauguração do CAD 3. Assista à reportagem:

Produção: Jéssika Viveiros
Reportagem: Pablo Nogueira
Imagens: Cássio de Jesus
Edição de imagens: Marcia Botelho