Internacional

UFMG inaugura Centro de Estudos Norte-americanos

Programação terá apresentações de pesquisadores de instituições dos EUA

...

fraserinstitute.org

A UFMG vai inaugurar, nesta segunda-feira, 10 de junho, o Centro de Estudos Norte-americanos (Cena). A solenidade terá início às 14h, na Sala de Sessões, quarto andar do prédio da Reitoria.

O evento terá participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, do embaixador Benoni Belli, do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, do comissário de comércio do Consulado do Canadá, Franz Brandenberger, do conselheiro para Assuntos de Cultura, Educação e Imprensa da Embaixada dos EUA no Brasil, Erik Holm-Olsen, e da cônsul dos Estados Unidos em Belo Horizonte, Rita Rico.

A partir das 16h, no auditório 3 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), será realizada mesa sobre Política e diversidade étnica nos Estados Unidos, com apresentações do cientista político Jason Casellas, professor da Universidade de Houston (Texas, EUA), e do especialista em estudos africanos Brian Purnell, do Bowdoin College (Maine, EUA). A mesa será coordenada pela cônsul Rita Rico e pelos professores da UFMG Dawisson Lopes (Fafich), diretor adjunto de Relações Internacionais, e Aristóteles de Góes Neto (ICB), coordenador do Cena.

O novo centro, que é apoiado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, vai contemplar as relações da UFMG com os EUA e o Canadá. O México, também integrante da América do Norte, é incluído nas atribuições e atividades do Centro de Estudos Latino-americanos. Segundo o professor Aristóteles de Góes Neto, os Estados Unidos são o principal país parceiro da UFMG, tanto em volume de intercâmbios e pesquisas conjuntas quanto em aporte de recursos destinados por agências de fomento.

“O objetivo do Cena é funcionar como catalisador, fomentando ainda mais oportunidades e ampliando o relacionamento com universidades, empresas e ONGs dos Estados Unidos e do Canadá, país com o qual também temos mantido parcerias relevantes”, diz o coordenador, acrescentando que a atuação do Centro vai contemplar todos os campos do conhecimento. A linha de trabalho será definida por comitê composto de professores da UFMG em áreas diversas como artes, medicina, veterinária e direito.

Palestras
A programação de inauguração inclui ainda duas palestras dos convidados americanos, no auditório 2 da Face. No dia 11, a partir das 19h, Jason Casellas vai abordar Representação e voto latinos nos Estados Unidos; no dia 13, Brian Purnell falará sobre Discriminação racial e a Jim Crow North [referência à legislação segregacionista nos EUA]. As palestras serão coordenadas, respectivamente, pelos professores Manoel Santos e Cristiano Rodrigues, do Departamento de Ciência Política.

O Centro de Estudos Norte-americanos se junta a outros cinco vinculados à Diretoria de Relações Internacionais (DRI), dedicados às relações com a África, América Latina, Ásia Oriental, Europa e Índia.