UFMG inaugura laboratórios de análise do movimento e de estudos da dor

Instalações foram construídas em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)

O diretor Gustavo Côrtes, o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, o presidente da Finep, general Waldemar Barroso, a vice-diretora, e o coordenador do LAM, Sérgio Fonseca, descerraram a placa de inauguração
O diretor Gustavo Côrtes, o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, a reitora Sandra Goulart Almeida, o presidente da Finep, general Waldemar Barroso, a vice-diretora Lygia Paccine Lustosa e o coordenador do LAM, Sérgio Fonseca, descerraram a placa de inauguração dos laboratóriosFoca Lisboa / UFMG

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) inaugurou na tarde desta terça-feira, dia 18, as instalações dos laboratórios de Análise do Movimento (LAM) e de Estudos da Dor, Inflamação, Reabilitação e Envelhecimento (Ladire), construídos com recursos da UFMG e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o presidente da agência, Waldemar Barroso, participaram da cerimônia.

Os dois laboratórios, que funcionam de forma integrada e estão vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, ocupam área de 662 metros quadrados no primeiro andar do prédio da Unidade. O investimento nas duas estruturas foi de R$ 2,6 milhões – a UFMG investiu cerca de R$ 1,5 milhão e a Finep, R$ 1,1 milhão.

“Entre a concepção do projeto, em 2006, e a sua finalização, em 2019, foram 13 anos”, disse o professor Sérgio Fonseca, coordenador do LAM e ex-diretor da EEFFTO, sintetizando uma trajetória marcada por interrupções e retomadas do projeto. Nesse período, os laboratórios funcionaram em instalações aquém das suas necessidades.

O Laboratório de Análise do Movimento desenvolve pesquisas e capacita pessoal na área de ciências da reabilitação. Lá já se formaram 72 mestres, 19 doutores e nove residentes de pós-doutorado. Pesquisadores de quatro programas de pós-graduação (da própria EEFFTO e das escolas de Música e de Engenharia) desenvolvem estudos em suas instalações. Cerca de 90 publicações de alto impacto científico resultaram de trabalhos no laboratório.

“Essa obra foi muito importante porque permitiu a instalação de uma esteira de duas plataformas de força embutida, que favorece a análise mais detalhada do movimento”, afirma o professor Sérgio Fonseca. Outro diferencial do LAM é um conjunto de plataformas de força afixadas no solo que possibilita a avaliação da marcha normal. Cada conjunto é acompanhado de câmeras de alta velocidade e resolução. "É como se houvesse dois sistemas de análise do movimento no mesmo espaço”, analisa o coordenador.

Demonstração do funcionamento do LAM:
Demonstração do funcionamento do LAM: esteira favorece análise mais detalhada do movimentoFoca Lisboa / UFMG

Coordenado pela professora Lygia Paccine Lustosa, vice-diretora da EEFFTO, o Ladire desenvolve pesquisas em saúde e reabilitação do idoso, com foco nos impactos dos processos inflamatórios no envelhecimento e na reabilitação. Desde 2010, os trabalhos no laboratório já geraram 40 dissertações e teses e a publicação de 100 artigos. Em suas dependências, são desenvolvidos projetos de abrangência nacional e internacional, como o estudo da fragilidade do idoso, de caráter multicêntrico, em parceria com a USP-Ribeirão Preto, com a Unicamp e com a UFRJ. Já formou três residentes de pós-doutorado, 22 doutores e 25 mestres.

Sandra Goulart:
Sandra Goulart destacou o apoio da FinepFoca Lisboa / UFMG

Patrimônio do país
Durante a cerimônia de inauguração dos laboratórios, a reitora Sandra Goulart Almeida agradeceu a Finep pelo apoio que vem dando à consolidação da infraestrutura física da Universidade. "A UFMG é um patrimônio de Minas Gerais e do Brasil construído também com o suporte da Finep, que vem nos ajudando a cumprir a missão de atuar em favor do desenvolvimento do país", destacou.

Sandra Goulart lembrou que, além dos dois laboratórios, a UFMG possui outras estruturas físicas financiadas pela Finep, como o Anexo do Departamento de Química e o Centro Multiusuário e Multidisciplinar de Caracterização de Superfícies e Interfaces (Cemucasi), da Escola de Engenharia, que estão prestes a serem finalizados. Ela também ressaltou o empenho de sua gestão em retomar as obras paradas: “Pretendemos concluir as demais obras que estão paralisadas e contamos com a parceria da Finep”.

General Barroso:
Barroso: empreendimento com início, meio e fimFoca Lisboa / UFMG

O presidente da Finep, general Waldemar Barroso, disse que o evento na UFMG era a primeira cerimônia de inauguração da qual participava desde que assumiu a direção da agência há quatro meses. “É importante destacar o comprometimento da Instituição, dos professores e da equipe da Finep para que um empreendimento desse porte tivesse início, meio e fim. Isso mostra que a Universidade sabe utilizar o recurso público e proporcionar impacto para a sociedade”, destacou.

“Uma obra como essa, inaugurada em um momento tão difícil para o Brasil, financiada inteiramente com recurso público, deve ser muito comemorada”, salientou o diretor da Unidade, Gustavo Côrtes.

Depois da cerimônia, realizada no auditório da EEFFTO, os dirigentes da UFMG e o presidente da Finep fizeram uma visita às instalações dos dois laboratórios. No LAM, o grupo acompanhou breve demonstração de como é feita uma análise de movimento na esteira de duas plataformas de força embutida.

Flávio de Almeida e Samuel Resende