Pesquisa e Inovação

'Tríplice hélice da inovação' será discutida em feira de negócios e tecnologia

Papel de universidades, governo e indústria é tema de evento que será realizado nesta quinta-feira

Fachada do prédio do BH-TEC, ambiente de inovação coordenado pela UFMG
Fachada do prédio do BH-TEC, ambiente de inovação ligado à UFMGFernando Piancasteli / Arquivo BH-TEC

A segunda edição da série de eventos UFMG Inovação em Pauta, que apresenta à comunidade acadêmica os atores do ecossistema de inovação, seus papéis, forças e desafios, será realizada nesta quinta-feira, 2, como parte da programação da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), iniciativa do Governo de Minas Gerais. 

Às 14h, o inovador holandês Erik Lammers falará sobre Inovação internacional e evolução do capital humano. Às 15h, a mesa A tríplice hélice de inovação: universidade, indústria e governo, mediada pelo pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Ado Jorio, reunirá Leonardo Dias, representante do governo de Minas, Mariana Yazbeck, do Senai-MG, e Adriana Faria, professora da Universidade Federal de Viçosa.

Às 16h, será a vez de um 'pitch ao contrário', no qual representantes de programas de aceleração de startups vão expor aos empreendedores como seus programas podem transformar ideias e tecnologias em negócios. A mesa reunirá coordenadores do projeto Lemonade, da Fundep, que já estimulou 200 startups e quase 800 empreendedores, do programa Seed, destinado a projetos realizados em Minas Gerais, da Biominas, com foco em ciências da vida, e do Fiemg Lab, aceleradora de empreendimentos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Ao final, os debatedores estarão à disposição para uma conversa com o público em uma sala de networking

O evento será realizado no Expominas, no Palco Meu Primeiro Negócio, dentro da Arena de Negócios. Inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Inovação na universidade
Realizado semestralmente, o UFMG Inovação em Pauta é uma iniciativa de alunos da pós-graduação em Inovação Tecnológica. Organizam o evento as mestrandas Priscila Souza e Jacqueline Batista, os doutorandos Arthur Silva e Karla Liboreiro e a aluna de graduação do curso de Química Tecnológica Maria Duarte.

De acordo com Priscila, a ideia do projeto surgiu em uma disciplina do curso. “Percebemos que os próprios alunos mais ligados à área não tinham conhecimento dos atores e dos ecossistemas de inovação e, com base na constatação dessa carência, decidimos organizar eventos regulares para expor o tema à comunidade da UFMG”, afirma ela. Na primeira edição do evento, participaram representantes da Unimed, da Fiat e do Grupo Votorantim. 

Parques tecnológicos 
Mais cedo, às 10h, será realizado no âmbito da Finit painel que discutirá a integração dos parques tecnológicos ao ambiente acadêmico e o seu papel como impulsionadores da inovação tecnológica e do desenvolvimento social. Participarão o diretor do BH-TEC, Ronaldo Pena, os presidentes da Fapemig, Evaldo Vilela, do CNPq, Mario Neto Borges, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, Jorge Audy, e da Associação Brasileira de Educação em Engenharia, Vanderli Oliveira, além da professora Adriana Faria, da UFV. 

Os dirigentes debaterão os principais desafios do modelo e propostas para contornar os principais gargalos, visando ao amadurecimento dos ecossistemas de inovação. Os interessados devem se inscrever por meio deste link.