Saúde

UFMG integra movimento que estimula vacinação contra a covid-19

Redes sociais da Universidade publicam pílulas em vídeo sobre o tema; campanha criou o Dia V, nesta quinta, 21

UFMG criou um filtro para uso nas redes sociais
UFMG criou um filtro para uso nas redes sociais Criação Cedecom

Por meio das redes sociais, a UFMG integra movimento de alcance nacional que defende a importância da vacinação contra a covid-19. Em sua página no Facebook e em seus perfis no Instagram e no Twitter, a Universidade está publicando pílulas em vídeo em que pesquisadores falam da história das vacinas, da segurança dos produtos e da importância da imunização coletiva, entre outros aspectos. Também foi criado um filtro com os dizeres Vacina e ciência – UFMG contra a covid-19, para as pessoas adotarem em seus perfis.

A UFMG aderiu à campanha #todospelasvacinas, que reúne instituições, cientistas, comunicadores de ciência e personalidades públicas para esclarecer dúvidas e combater a disseminação de notícias falsas, às vésperas do início do programa nacional de vacinação contra a covid-19. O movimento criou o Dia V pelas Vacinas, marcado para esta quinta-feira, 21 de janeiro, quando as redes sociais vão abrigar diversas ações com a hashtag #todospelasvacinas.

Organizada por iniciativas vinculadas a universidades e às Nações Unidas, pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva, pela Sociedade Brasileira de Imunologia, pelo Observatório Covid-19 BR e pelo Instituto de Questão de Ciência, entre outras instituições, a campanha reúne, em seu site, vídeos, podcasts, desenhos, quadrinhos e explicações de cientistas. O material inclui o e-book Guia prático sobre as vacinas e obras no espaço VacinArte.

O objetivo da iniciativa é obter amplo engajamento do público, que é convidado a enviar suas dúvidas e compartilhar o material da campanha. Até o dia 24, será realizada uma série de atividades artísticas e de divulgação científica. Essa programação também está disponível no site da campanha.

Esforços
Desde o aparecimento da covid-19, a UFMG participa dos esforços globais em busca de prevenção e tratamento para a doença e na defesa do respeito às medidas que minimizam a transmissão do novo coronavírus. A instituição contribui com os ensaios clínicos da Coronovac e da vacina desenvolvida pela Johnson & Johnson, além de trabalhar no desenvolvimento de vacinas próprias.

Uma das coordenadoras do CT Vacinas, centro de pesquisas em biotecnologia que une a UFMG, a Fiocruz e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte, a professora Ana Paula Fernandes elogia a iniciativa da campanha, porque, segundo ela, a população ainda precisa de informação de qualidade. "A vacinação é fundamental para controlar a pandemia, ainda que não se devam esperar resultados da noite para o dia", afirma.

Para a docente da Faculdade de Farmácia da UFMG, campanhas como essa têm a função de conscientizar de forma mais ampla para o valor das vacinas. "Vemos que muitas pessoas deixam de se vacinar, como aconteceu no caso do sarampo, o que é injustificável, uma vez que se trata de um instrumento público, gratuito, e o Brasil tem um programa de imunização que é invejado no exterior." Ana Paula Fernandes ressalta ainda a importância da vacinação em massa, para a proteção do indivíduo e da coletividade. "Vacinar-se contra todas as doenças é uma das atitudes mais solidárias da sociedade moderna. Se todos estão imunizados, há menos mortes e internações, e os impactos da doença na economia são muito menos graves."    

Utilize os links para a adoção do filtro nos perfis do Twitter e do Facebook.

Com Observatório Covid-19 BR