UFMG integra programa de intercâmbio entre instituições federais

Convênio da Andifes permite a estudantes cursar um semestre em outras instituições do país

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) firmou, em 2003, o convênio que oficializa o Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional. A iniciativa permite a estudantes de graduação de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de todo o país cursarem um semestre em uma instituição diferente.  Para participar do programa, é preciso ter integralizado o primeiro ano do curso.

Entre as IFES que mais enviaram estudantes para a UFMG em 2017 estão a UFOP, UFV e a UFSJ. Fora de Minas Gerais, ocupam posição de destaque a UFBA e a UFF. Já os principais destinos de alunos da UFMG foram a UFSC, UFRGS e a UFRN. Os dez cursos da Universidade que possuem maior número de registros na mobilidade acadêmica nacional são Psicologia, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Comunicação Social, Design de Moda,  Turismo, Teatro, Letras, Direito e Geografia.

Estudantes da UFMG interessados em participar do processo de Mobilidade Acadêmica Nacional Andifes para o 1° semestre de 2019 têm até 31 de outubro para enviar uma solicitação ao Setor de Estágios e Mobilidade Acadêmica. O prazo se mantém para os outros casos. Mais informações podem ser obtidas no site da Pró-reitoria de Graduação.

Ficha técnica
Entrevistados: João Henrique Amaral, diretor de Estágios e Mobilidade Acadêmica da UFMG; Amanda Lira, estudante de Comunicação Social; Alexander Braz, estudante de História UFF
Produção: Josué Gomes
Reportagem: Josué Gomes e Júlia Calasans