UFMG Jovem abre as portas da ciência para estudantes mineiros

Setenta e cinco trabalhos de várias áreas do conhecimento serão expostos nesta quinta e sexta, no campus Pampulha

Laura foi premiada em 2017
Laura foi premiada em 2017 Arquivo pessoal

Em 2017, Laura da Silva Krueger, então aluna da Escola Estadual Três Poderes, foi premiada em categoria especial da 18ª edição da UFMG Jovem, com trabalho pioneiro sobre a Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional. Em seguida, a pesquisa rendeu-lhe uma série de premiações em congressos, dentro e fora do Brasil, além de uma homenagem do Governo de Minas.

Dois anos depois, a estudante de Psicologia da Faculdade de Ciências Médicas reconhece que aquela experiência vivida no mês de julho, quando a UFMG Jovem integrou a programação da 69ª Reunião Anual da SBPC, foi decisiva em sua carreira. “Foi na UFMG Jovem que descobri o papel transformador do conhecimento”, afirma Laura Krueger.

Nesta quinta,19, e sexta, 20, milhares de jovens mineiros terão a chance de vivenciar experiências semelhantes à de Laura, no campus de uma grande universidade, durante a edição que comemora os 20 anos da tradicional feira de exposição de trabalhos, divulgação e popularização científica. As duas décadas do evento serão celebradas com novidades e programação diversificada, fazendo jus à proposta inicial de ser um espaço privilegiado de diálogo e integração entre professores, pesquisadores e estudantes de diversas áreas e níveis de escolaridade.

A feira da educação básica vai ocupar o hall do CAD 1, campus Pampulha. O tema – Biodiversidade, tecnologia e arte – está alinhado com o da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019 (SNCT): Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável, que ocorrerá em outubro. Vários campos do saber estarão contemplados nos 75 trabalhos selecionados para a mostra, produzidos e inscritos pelas escolas.

O evento foi tema da reportagem de capa da edição 2.072 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.