UFMG lança especialização em Comunicação Pública da Ciência

Inscrições já estão abertas; objetivo é formar comunicadores comprometidos com a democratização do conhecimento

Atividade em laboratório da UFMG: formação ampla
Atividade em laboratório de pesquisa da UFMG: formação aberta a público amploFoca Lisboa / UFMG

Foram abertas nesta terça-feira, 15 de outubro, as inscrições para o processo seletivo do curso de especialização em Comunicação Pública da Ciência, lançado pelo Departamento de Sociologia da Fafich, em parceria com a Diretoria de Divulgação Científica, vinculada à Pró-reitoria de Extensão da UFMG. São oferecidas 40 vagas, e a inscrição (R$ 85) deve ser feita até o dia 25 deste mês. A criação do curso é apoiada pelo Instituto Serrapilheira, primeira instituição privada de fomento à pesquisa no país.

A especialização tem o objetivo de formar comunicadores comprometidos com a democratização e popularização da ciência. É direcionada a professores, jornalistas, pesquisadores, educadores, gestores, estudantes e demais interessados em conhecer os fundamentos, técnicas, teorias e práticas de divulgação científica.

A seleção, que será realizada no dia 30 de outubro, consiste na avaliação dos documentos exigidos, seguida de entrevistas com os candidatos entre os dias 4 e 6 de novembro. O resultado final será divulgado no dia 11 de novembro. A lista de documentos exigidos está disponível no edital. Outras informações também podem ser obtidas na página do curso no Facebook.

O início das aulas está previsto para o começo de março de 2020. O curso tem duração de 18 meses (360 horas-aula), mas os créditos obrigatórios podem ser completados antes ou depois de três semestres, dependendo da disponibilidade de tempo do aluno.

Flexibilidade
As aulas são presenciais, ofertadas no campus Pampulha, às segundas-feiras (manhã, tarde e/ou noite, de acordo com o cronograma de cada docente) e às terças (disciplinas optativas). Os módulos de disciplina são de 15h ou 30h, e cada estudante terá flexibilidade para construir sua própria trajetória na especialização. O curso é pago, e sua quitação pode ser feita em 18 parcelas de R$ 350; o valor à vista é de R$ 5.355.

O diretor de Divulgação Científica da UFMG, Yurij Castelfranchi, dá mais detalhes sobre a especialização em vídeo produzido pela TV UFMG: