Ensino

UFMG oferece nas férias curso intensivo de português para estrangeiros

Podem participar membros e parceiros da Universidade com nível básico no idioma

Todos os semestres, a Universidade recebe dezenas de estudantes internacionais
Todos os semestres, a Universidade recebe dezenas de estudantes internacionais Reprodução Facebook Diretoria de Relações Internacionais UFMG

Estudantes estrangeiros podem se inscrever, até 21 de janeiro, na disciplina Português como língua adicional – nível básico, que será oferecida de 28 de janeiro a 14 de fevereiro no campus Pampulha.

A iniciativa, em parceria entre a Faculdade de Letras (Fale) e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), é destinada a estudantes oriundos de instituições parceiras da UFMG, discentes, professores, pesquisadores e estagiários da UFMG cuja língua materna não seja o português. As inscrições devem ser feitas mediante preenchimento de formulário online.

A intenção é oferecer instrumentos para que os alunos desenvolvam diferentes competências necessárias para a interação em português, sensibilizar o aluno para questões discursivas e socioculturais que permeiam o uso da língua portuguesa, favorecer a adaptação do estudante ao Brasil e à UFMG e levar alunos com nível básico de proficiência em português a um nível próximo ao intermediário.

Com carga-horária de 60h, as aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h30. Haverá ainda atividades culturais para aprofundamento na cultura brasileira. Os alunos aprovados na disciplina receberão quatro créditos no sistema da UFMG e a matéria constará no histórico escolar.

As aulas são destinadas especialmente para falantes de línguas latinas como primeira língua ou língua estrangeira, mas os estudantes de línguas não-latinas também poderão se matricular, desde que tenham proficiência em língua portuguesa próxima ao nível A2. O curso não é destinado para falantes de nível intermediário, como B1 ou superior.

Mais informações estão disponíveis no site da DRI.