Extensão

UFMG oferece serviço psicológico a jovens aprendizes da Cruz Vermelha

Programa de Orientação Profissional auxilia adolescentes em momento de transição para a vida adulta

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) é uma clínica-escola com atendimentos psicológicos acessíveis à população, realizados por alunos supervisionados e professores do curso de graduação em Psicologia da UFMG. Um desses serviços é o Programa de Orientação Profissional (POP), que auxilia jovens em momentos como a iniciação na vida adulta e a escolha de um curso para a graduação. A coordenadora do programa, professora Delba Barros, conta com o auxílio de quatro bolsistas que orientam mais de 40 adolescentes. 

Os jovens recebem auxílio da Cruz Vermelha até os 18 anos de idade e depois são desligados do programa de assistência. Com isso, o POP busca passar orientações e direcionamentos, com o propósito de fornecer preparo para inserção no mercado de trabalho e futuros desafios em suas ocupações. 

Jovens de outras instituições também recebem orientação profissional pelo programa, como COLTEC, Colégio Militar e Câmara Municipal. Cada grupo têm suas demandas específicas, mas todos visam dar apoio aos adolescentes no momento de transição para a vida adulta. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone do Serviço de Psicologia Aplicada da UFMG, o (31) 3409-5070.

Equipe: Luiz Cisi (produção e reportagem); Samuel do Vale (imagens), Marcia Botelho (edição de imagens; Jessika Viveiros (edição de conteúdo)