Extensão

UFMG oferece treinamento sobre combustíveis de aviões a pilotos da PM

Atividade reunirá, na tarde de hoje, 13 oficiais em laboratório do Departamento de Química

Instalações do Laboratório de Ensaio de Combustíveis, que abrigará o treinamento
Instalações do Laboratório de Ensaios de Combustíveis, que abrigará o treinamento Foca Lisboa / UFMG

A qualidade de combustíveis para a aviação é uma garantia da segurança dos voos. Esse é o mote que orienta a formação complementar que será oferecida, na tarde desta sexta-feira, 1º de março, pelo Laboratório de Ensaios de Combustíveis (LEC), do Departamento de Química, a 13 pilotos do comando de aviação da Polícia Militar de Minas Gerais.

"Conhecer um pouco mais sobre os combustíveis próprios da aviação ajudará os pilotos a ter mais subsídios para contornar problemas na aeronave, que antes poderiam ser atribuídos apenas a falhas mecânicas", afirma a professora e coordenadora do LEC, Vânia Pasa, que conduzirá a visita e a formação dos militares.

Depois de percorrerem as instalações do laboratório, os pilotos receberão informações básicas sobre questões de segurança no manuseio e características físico-químicas do querosene de aviação comercializado no país, que, segundo a professora, “certamente são fundamentais para o controle de qualidade do produto consumido pelas aeronaves da corporação”. Os profissionais também conhecerão um pouco mais sobre as legislações brasileira e norte-americana que regem o setor, além das novidades do mercado, como os biocombustíveis.

A atividade é resultado de parceria entre a UFMG e a Polícia Militar que visa contribuir para a formação de pilotos de aeronaves corporativas (helicópteros e aviões) do Comando de Aviação de Minas Gerais. 

Multiusuário
O laboratório, que, há algum tempo, realiza análises técnicas sobre adulteração de combustíveis e perícias de acidentes para empresas e instituições, também vem se estruturando, no campo da avaliação de combustíveis de aviação, como laboratório multiusuário, com o objetivo de viabilizar, aprimorar e promover pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação inseridas em atividades de ensino e extensão.