Pesquisa e Inovação

UFMG participa da criação do primeiro centro de bionegócios do Brasil

Fundep e Fundepar são parceiras do BiotechTown, que vai gerar empresas e produtos inovadores em biotecnologia e ciências da vida

Wadson Silva
Sede do BiotechTown em Nova Lima: desenvolvimento de produtos de ponta a ponta
Wadson Silva

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de bionegócios no mercado nacional e internacional, será inaugurado nesta quinta-feira, 5 de julho, o BiotechTown, primeiro centro integrado do Brasil a fornecer ambiente e recursos necessários à consolidação de empresas, produtos e negócios nas áreas de biotecnologia e ciências da Vida. 

A solenidade será às 9h, na Lagoa dos Ingleses (Av. Princesa Diana, 115 - Alphaville - Nova Lima) e contará com a presença da executiva israelense Karin Mayer Rubinstein, referência internacional em análise e desenvolvimento de ecossistemas tecnológicos, além de especialistas, investidores e pesquisadores da área.

O empreendimento é fruto da parceria entre a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e sua agência de inovação, a Fundep Participações (Fundepar), e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A iniciativa é apoiada pela UFMG, pela Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia (Anbiotec) e pelo projeto CSul – Desenvolvimento Urbano. 

Durante o evento será divulgado o primeiro grupo de startups que terá a oportunidade de participar do processo de desenvolvimento de negócios no BiotechTown, que envolve investimento financeiro, metodologia customizada e acesso a mentores especializados.

Localizado em um dos principais polos de inovação de Minas Gerais, o BiotechTown foi construído em área de 2,1 mil metros quadrados, com arquitetura moderna e instalações totalmente equipadas, no condomínio Alphaville Lagoa dos Ingleses. A região é, também, o segundo cluster brasileiro de Biotecnologia e Ciências da Vida. 

O BiotechTown – Centro de Desenvolvimento de Negócios em Biotecnologia e Ciências da Vida possui estruturas para desenvolvimento do produto, registro, produção inicial e inserção nos mercados nacional e internacional, em modelo ponta a ponta estruturado de forma completamente integrada.

“Essa iniciativa promoverá a realização de pesquisas, estruturação de negócios, criação de produtos e serviços, produção comercial, promoção de parcerias e lançamento de inovações para o mercado. O centro visa, também, ser a porta de entrada para empresas internacionais no mercado latino-americano”, afirma o CEO do BiotechTown, Pedro Vidigal, professor da Faculdade de Medicina da UFMG.

Pedro Vidigal: porta de entrada
Vidigal: porta de entrada para empresas internacionaisFoca Lisboa / UFMG

Complexo integrado
O BiotechTown inicia sua atuação com o Business Developer, que utilizará metodologia customizada de desenvolvimento de empresas nascentes e realizará investimentos financeiros para expandir e escalar os negócios. O Centro também vai oferecer suporte em áreas como assuntos regulatórios, inteligência de mercado e prospecção tecnológica. 

Sua primeira expansão incluirá a implantação do Open Lab e do Contract Manufacturing Organization (CMO), modelos que oferecerão infraestrutura laboratorial, equipamentos e profissionais para atender demandas que visam o desenvolvimento rápido de produtos e sua produção, minimizando os custos e investimentos das empresas.

“Acreditamos que o BiotechTown nasce para catalisar o desenvolvimento de empresas e a inserção daquelas já estabelecidas. Sua proposta diferencia-se pelo alto grau de integração de estruturas e pela sua capacidade de viabilizar investimentos financeiros em empresas nascentes”, afirma Ramon Azevedo, CEO da Fundepar.

Mercado
Biotecnologia é um conjunto de técnicas que explora processos biológicos para desenvolver tecnologias e produtos que geram benefícios em diversas áreas, como medicina, nutrição, farmácia, meio ambiente, agricultura e infraestrutura. “As inovações biotecnológicas têm grande impacto na melhoria da qualidade de vida e na saúde das pessoas”, reforça Pedro Vidigal. 

Segundo o CEO do BiotechTown, Minas Gerais é um importante polo de empresas de biotecnologia no Brasil, no qual se destacam três regiões. “A maior concentração está na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que reúne empresas de diagnóstico in vitro. Além disso, há organizações no Triângulo Mineiro, que atuam na área de genética animal, e em Viçosa, na Zona da Mata, com foco no agronegócio", afirma Vidigal.

Com Assessoria de Comunicação da Fundep